Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Santuário de São Francisco de Assis inicia festejo no Dirceu

As novenas em honra ao santo acontecerão às 19h. Neste ano, quatro bispos devem celebrar as missas.

O Santuário Arquidiocesano de São Francisco de Assis, localizado no bairro Dirceu I, zona sudeste de Teresina, inicia nesta segunda (25) o tradicional festejo em honra a um dos santos católicos mais amados do mundo, Francisco de Assis.

Com o tema “São Francisco, coração Ardente de Amor ao Criador e às suas Criaturas”, a festa segue até o dia 04 de outubro, quando se celebra o dia do santo, que é padroeiro dos animais e do meio ambiente.

Foto: Divulgação / AscomSantuário de São Francisco de Assis inicia festejo no Grande Dirceu em Teresina
Santuário de São Francisco de Assis inicia festejo no Grande Dirceu em Teresina

O festejo na zona sudeste da capital é a segunda maior festa do Nordeste que celebra a vida e missão de São Francisco, fica atrás apenas do Santuário de Canindé, no Ceará.

O Padre Paulo Fernandes, Reitor do Santuário Arquidiocesano, diz que a organização da festa está preparando todos os detalhes para receber os mais de 40 mil fiéis, que devem passar pela Igreja nos 10 dias de festa ao santo padroeiro. “É com grande alegria que estamos preparando uma festa linda, emocionante e cheia de fé para os devotos do amado São Francisco. Todos os anos recebemos fiéis de diversas paróquias e até de outras cidades que chegam para pagar promessas, fazer pedidos ou simplesmente agradecer pelas graças alcançadas por intercessão do amado Francisco”, pontua o sacerdote.

As novenas em honra ao santo acontecerão sempre às 19h. Neste ano, quatro bispos devem celebrar as missas no Santuário, além de padres de diversas paróquias da Arquidiocese de Teresina.

Quem foi São Francisco?

São Francisco nasceu em Assis (Itália) em 1182. Tinha muito dinheiro e só gastava com ostentação. Na juventude, foi à guerra e acabou sendo feito prisioneiro. Depois de liberto, ficou doente até que escutou uma voz que lhe questionou: “Francisco, a quem é melhor servir, ao mundo ou ao criador?”. Retornou para casa e com a oração foi entendendo que Deus queria algo a mais dele.

Começou a visitar e servir aos doentes. Desenvolvia espírito de pobreza, humildade e compaixão doando as próprias roupas. Certo dia ouviu: “Francisco, vai e repara a minha Igreja que, como vês, está toda em ruínas”. Acreditando que lhe pedia que reparasse o templo físico, vendeu os vestidos da loja do pai, levou o dinheiro ao sacerdote do templo e pediu para viver ali.

A família ao ver que Francisco não queria retornar para casa, exigiu o dinheiro. Ele então devolveu até a roupa que levava no corpo. Tal radicalidade de vida foi atraindo algumas pessoas que queriam ser seus discípulos.

O santo fez da pobreza o fundamento de sua ordem e o amor à pobreza se manifestava na maneira de se vestir, nos utensílios que usavam e nos atos.

É atribuído a ele ter começado a tradição do “presépio” que se mantém até os dias de hoje. Francisco foi homem de harmonia e de paz”.

Mais Informações:

Josiane Sousa - Assessora de Comunicação do Santuário São Francisco de Assis

086 98835-2377

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.