Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sebrae inaugura edifício-garagem e promove debate sobre revitalização

Nesta quinta-feira (18) foi inaugurado o Edifício-garagem Dr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 12 Valdeci Cavalcante recebeu homenagem do Sebrae Valdeci Cavalcante recebeu homenagem do Sebrae
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 12 Sílvio Barros, ex-prefeito de Maringá Sílvio Barros, ex-prefeito de Maringá
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 12 Sebrae inaugura edifício no Centro de Teresina Sebrae inaugura edifício no Centro de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 12 Presidente do Sebrae Piauí, Júlio César Filho Presidente do Sebrae Piauí, Júlio César Filho
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 12 Diretor técnico do Sebrae Piauí Delano Rocha Diretor técnico do Sebrae Piauí Delano Rocha
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 12 Deputado Fábio Novo Deputado Fábio Novo
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 12 Dr. Valdeci Cavalcante Dr. Valdeci Cavalcante
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 12 Sebrae Piauí discutiu a importância da revitalização do Centro de Teresina Sebrae Piauí discutiu a importância da revitalização do Centro de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 12 Filemon Parnaguá Filemon Parnaguá
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 12 Evento proporcionou encontro entre parceiros do Sebrae Evento proporcionou encontro entre parceiros do Sebrae
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 12 Palestra debateu os desafios de construir um "Centro Vivo" Palestra debateu os desafios de construir um "Centro Vivo"
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 12 Edifíco-garagem Dr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante Edifíco-garagem Dr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante

O evento de inauguração do Edifício-garagem Dr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, realizado nesta quinta-feira (21), trouxe à tona as questões que envolvem a revitalização do Centro de Teresina, promovendo também as discussões sobre o potencial comercial e produtivo da região. A nova construção do Sebrae fica localizada na Avenida Campos Sales, no Centro da capital, e reúne uma arquitetura inovador e sofisticação em um projeto que pretende influenciar outras iniciativas ao redor da cidade.

Com uma trajetória marcada pelo Sistema S, o homenageado, Francisco Valdeci Cavalcante, contou que o laços entre as instituições que integram o sistema moldaram a sua conduta. Por conta da contribuição histórica, o Sebrae resolveu reunir a homenagem ao advogado, empresário e presidente da Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, com uma conversa sobre um projeto que pode inspirar outras instituições que atuam na capital piauiense.

“Tenho feito durante essa minha vida, desde 1971, fui aluno do SESc-SENAC, no SENAC eu fiz 17 cursos, fui instrutor, fui advogado, fui diretor regional e hoje sou presidente. Fui instrutor do Sebrae, fui conselheiro do Sebrae, fui presidente do Sebrae. Então eu tenho uma história muito grande dentro do sistema. E eu, dentro do Sistema S, aprendi uma coisa, a elevar a cada dia mais o meu nível de consciência. E aprendi que o importante para nós no Sistema S é fazer e trabalhar pela humanidade. É amar e respeitar a criatura humana. É por isso que nós estamos dentro do Sistema S cada dia mais trabalhando pelo bem-estar da sociedade”, apontou o homenageado.

Sobre a homenagem, o presidente da Fecomércio atribuiu o reconhecimento ao trabalho e prestado durante os anos em que participou ativamente da história das instituições que formam o Sistema S. “A gente fica feliz porque é um reconhecimento pelo que a gente já fez. Eu não vou dizer que eu não mereço, eu acredito que eu mereço essa homenagem. Agora, em mais de 40 obras que nós fizemos no Sistema Sesc Senac eu nunca coloquei o meu nome, porque eu sempre não penso em mim, eu penso mais em homenagear outras pessoas que também trabalharam pelo comércio, pelo Estado, pela cidade e pelo nosso país”, comemorou Valdeci Cavalcante.

Revitalização

Teresina é uma cidade que ao longo dos anos vem se transformando em todos os quesitos. No Centro, uma coisa permanece fixa: a alta procura, movimentação e prestação de serviços no local. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Piauí, Filemon Paranaguá, apontou que o trabalho de revitalizar o Centro da capital piauiense é uma preocupação constante da instituição, e que se empenha cada vez mais em garantir que o trabalho seja feito.

“A gente sabe da importância do Centro de Teresina em todos os aspectos, no comércio, no serviço, nas atividades públicas, na cultura, enfim, é um Centro bastante diversificado. E justamente por ter essa importância que o Sebrae tem procurado ser esse parceiro para trabalhar com as outras entidades no processo de revitalização do Centro de Teresina. A prova maior é não só a questão teórica, mas, na prática, nós estamos aqui cada vez mais valorizando o nosso espaço. Nós temos tido essa preocupação, não só de articular, de trabalhar, mas efetivamente por meio de ações práticas, valorizar o Centro de Teresina, que mais do que nunca, precisa realmente ser revitalizado, valorizado e voltar ao grande Centro histórico, pela importância e pujança que tem”, ressaltou Filemon Paranaguá.

Centro Vivo

A programação de inauguração do Edifício-garagem do Sebrae proporcionou um debate sobre os elementos que podem ajudar a reviver o Centro da cidade, que guarda prédios históricos e um poder econômico, já que na região também é concentrado grande atividade comercial. Para tratar desse assunto, o ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros, o engenheiro e empreendedor Claubert Barreto e a arquiteta Eloísa Ramos Ribeiro, debateram os principais desafios, e demonstraram casos de sucesso sobre revitalização dos Centros das cidades.

O ex-prefeito de Maringá destacou os impactos que esse trabalho pode resultar nos municípios. “A gente tem que adaptar à realidade do dia de hoje aquilo que o Centro tem de vocação e de patrimônio. E isso, às vezes, implica em mudar um pouco, fazer um redirecionamento das atividades econômicas, da utilização dos espaços. Eu penso que esse vai ser o grande desafio aqui do projeto. O Sebrae já desenvolveu um trabalho a nível nacional focado na revitalização do Centro. Até porque, historicamente, o Centro da Cidade tem muito mais micro e pequenas empresas do que grandes empresas. Em todos os lugares é assim. Então é um espaço onde o Sebrae tem ambiente para trabalhar. Porque ali ele pode ajudar as micro e pequenas empresas, o comércio pequeno”, concluiu Sílvio Barros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.