Fechar
GP1

Piauí

Promotor investiga danos ambientais causados por posto de gasolina em São Raimundo Nonato

A portaria foi publica no Diário de Justiça do Estado e assinada pelo promotor de justiça titular da Promotoria Regional Ambiental em São Raimundo Nonato, Vando da Silva Marques em 17 de junh

O promotor de Justiça, titular da Promotoria Regional Ambiental em São Raimundo Nonato, Vando da Silva Marques, instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil a fim de apurar denúncias de que o posto de gasolina Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Aldeia, em São Raimundo Nonato, estaria danificando o meio ambiente através da contaminação por combustíveis em poços aquíferos usados para consumo da população em vários municípios do Piauí.

De acordo com a Constituição Federal, em seu art. 225, "as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados". A instalação de posto de gasolina sem licença ambiental para o funcionamento são condutas ilegais administrativa, civil e criminal.

O objetivo do procedimento é coletar informações, documentos, depoimentos, perícias, dentre outras provas para que seja analisada a necessidade da conversão do inquérito civil em ajustamento de conduta, ação civil pública ambiental ou possível arquivamento.

O promotor requisitou ainda, informações da Prefeitura municipal de São Raimundo Nonato acerca do eventual alvará de licença e funcionamento concedido ao posto de combustível. À Agência Nacional do Petróleo - ANP, solicitou informações acerca de autorização para revenda varejista de combustíveis automotivos. E ao proprietário da empresa, as licenças ambientais (Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação) concedidas pela SEMAR-PI, o alvará de licença e funcionamento concedido pela Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, as notas ficais e laudos técnicos de instalação dos tanques e das bombas de combustível, o laudo técnico do Corpo de Bombeiros e a autorização de revenda varejista de combustíveis expedida pela ANP - Agência Nacional do Petróleo.

A portaria foi assinada pelo promotor no dia 17 de junho de 2015.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.