Fechar
GP1

Piauí

Carlos Frederico pede para população do Piauí ficar tranquila

"Nós sentimos esse abalo, mas eu novamente reforço a necessidade de tranquilidade, neste momento", afirmou.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Piauí, coronel Carlos Frederico, concedeu entrevista coletiva, após reunião com o governador Wellington Dias acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e fez contato com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (órgão ligado à Secretaria Nacional de Defesa Civil). A intenção é garantir a segurança da população e identificar o mais rápido possível as causas do tremor de terra, que atingiu algumas cidades do Estado, na manhã desta terça-feira (3).

Na ocasião, o coronel Carlos Frederico pediu para a população piauiense ficar tranquila. “Nós tivemos a informação desse tremor de terras, com epicentro na cidade de Belágua-MA, e que na escala richter atingiu de 4.7. de magnitude. Nós sentimos esse abalo, mas eu novamente reforço a necessidade de tranquilidade, neste momento. Montamos aqui no Karnak e no centro administrativo um Posto de Comando. As primeiras atitudes foram voltadas a evacuação desses prédios, objetivando a segurança do público e solicitamos que as pessoas fossem dispensadas, para montar os nossos níveis de segurança. Os técnicos da Defesa Civil nos passaram a informação do que ocorreu e é necessário tenhamos tranquilidade porque o momento mais crítico em tese já passou, mas precisamos reforçar esse nível de segurança”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos FredericoComandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico

O coronel Carlos Frederico informou também que vai acompanhar pessoalmente as vistorias nos prédios do Centro Administrativo do Piauí, juntamente com os engenheiros da Defesa Civil e demais militares do Corpo de Bombeiros Militar. O CBM orienta também para aquelas pessoas que moram em prédios particulares, que tenham serviço de engenharia, que procurem fazer uma vistoria das estruturas dos prédios, para ver se teve algum comprometimento.

Semar

Após a reunião, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, também se manifestou e disse que o Governo do Estado só vai se pronunciar oficialmente após confrontar as informações recebidas, para então poderem diagnosticar a magnitude correta.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ziza Carvalho Ziza Carvalho

“Essa reunião a princípio foi convocada pelo governo, para que os órgãos competentes possam deliberar das informações que estão chegando e saber as diretrizes que serão tomadas em relação aos abalos sísmicos que chegou e foi sentido hoje na capital de Teresina”, afirmou.

“A princípio, as informações que o Corpo de Bombeiros nos traz é que esse abalo ocorreu no interior do Maranhão, próximo ao município de Belágua e foi sentida na capital de Teresina, de São Luís e cidades do interior do Piauí do Maranhão. Acredito que não houve nenhuma coisa mais grave, mas o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros vai dar uma nota mais oficial acerca do que vai acontecer”, complementou Ziza Carvalho.

Defesa Civil

O diretor da Defesa Civil do Estado, Vitorino Tavares, pediu para a população que trabalha ou mora em prédios altos, terem mais cuidado. “Nós temos que ter cuidado de observar, para eles analisarem e não acontecer nenhum dano nesse sentido. Há, principio, nós não temos registrado nenhum dano, mas é importante que se façam uma análise nas fissuras e rachaduras, que possa vim comprometer essa estrutura, e assim, orientando e buscando apoio dos diversos órgãos, no sentido de ter o maior número de informações possíveis, para que a gente saiba realmente o que aconteceu”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor da Defesa Civil, Vitorino TavaresDiretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.