Fechar
GP1

Piauí

Sebrae vai realizar Semana do Micro Empreendedor Individual

As atividades acontecerão em mais de 40 cidades do Piauí.

Entre os dias 08 e 13 de maio, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, realizará a Semana do Microempreendedor Individual, MEI, em todo o país. No Piauí, as atividades do evento acontecerão em mais de 40 cidades.

Na capital, o atendimento ocorrerá na Praça Rio Branco e na Associação dos Amigos Empreendedores da Região da Pedra Mole, Assae. No interior, as ações serão realizadas nos Escritórios de Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Picos, Bom Jesus e Floriano, e em outras cidades da área de atuação dessas regionais do Sebrae.

“A Semana do MEI é uma ação de atendimento descentralizado. O objetivo é chegar mais próximo do público-alvo do Sebrae, levando informação e conhecimento de qualidade para todos os cantos do Piauí. Com isso, damos mais um passo no cumprimento da nossa missão institucional que é fomentar o empreendedeorismo e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delano RochaDelano Rocha

Analistas e consultores do Sebrae estarão disponíveis nos postos de atendimento para esclarecer sobre as vantagens do MEI, auxiliar no preenchimento da Declaração Anual Simplificada, cujo prazo de envio encerra no dia 31 de maio; efetuar serviços de baixa, formalização e alteração de registros de empreendedores; e imprimir os boletos referentes às obrigações fiscais.

A programação da Semana inclui ainda oficinas e palestras sobre vários assuntos relacionados ao mundo dos negócios.

AS OFICINAS SEI

As oficinas do Programa Sebrae Empreendedor Individual, SEI, que acontecerão como parte da programação do evento são: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar e SEI Empreender e SEI Clicar.

“Todas essas capacitações serão gratuitas. Realizaremos cerca de 50 oficinas, tanto na capital como em cidades do interior do Estado. O objetivo é capacitar empreendedores e empresários, que terão a oportunidade de conhecer mais sobre gestão, finanças, vendas e outras particularidades do universo empresarial”, destaca Delano Rocha.

A oficina SEI Vender é para o empreendedor pensar o seu negócio, se adaptar às necessidades do mercado, preparar seus produtos e serviços para conquistar novos clientes e ampliar suas possibilidades de crescimento e expansão. Já a SEI Comprar é para aprender a comprar bem, adquirir o que necessita com qualidade, preços e prazos de pagamento favoráveis às necessidades de seus clientes e aumentar a lucratividade. Tudo isso, mantendo uma boa relação com seus fornecedores. 

Para aprender sobre finanças e como controlar o dinheiro da empresa, a solução é a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro. Nessa capacitação são abordados temas como diferença entre o seu dinheiro e o da empresa, e controle diário de entradas e saídas, o chamado fluxo de caixa.

A Solução SEI Planejar é para quem deseja aprender a organizar o negócio para se adaptar às necessidades do mercado, dispor de produtos e serviços com qualidade e ampliar as possibilidades de expansão de maneira sustentável.

Os princípios do empreendedorismo e o potencial empreendedor são os temas abordados na solução SEI Empreender, que facilita a compreensão do MEI sobre como agir de forma consciente e responsável na tomada de decisões do negócio.

Na SEI Clicar, os participantes são estimulados a desenvolver competências para compreender quais as barreiras precisam vencer para ser um empreendedor conectado. Aprendem também como fazer da internet uma plataforma de gestão e de ampliação dos negócios.

AS PALESTRAS

Como parte da programação da Semana do MEI serão realizadas também palestras com temas como Marketing Para Atrair Clientes, Entendendo e Renegociando Dívidas, Inadimplência, Como Atrair e Manter Clientes, e Nada é Tão Bom Que Não Possa Melhorar.

Para maiores informações procure o Sebrae mais próximo ou ligue para a Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800.

ATIVIDADES POR REGIÃO

As palestras que acontecerão em Teresina são Marketing para Atrair Clientes; Negociação de Dívidas; Liderando Equipes e Obtendo Grandes Resultado; Inadimplência e outros temas.

Também serão ministradas as Oficinas do Programa SEI, que é composto de soluções que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios dos empreendedores. Entre esses temas estão uso da internet, vendas, planejamento e empreendedorismo.

Também acontecerão capacitações nas cidades de União, Campo Maior, São Miguel do Tapuio, Elesbão Veloso, Nossa Senhora de Nazaré e Beneditinos.

Os empreendedores dos municípios de Piripiri, São João do Arraial, Barras, Batalha, Brasileira, Cocal de Telha, Pedro II e Esperantina terão atendimento e capacitação durante a Semana do MEI.

Na região litorânea, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Bom Princípio contarão com oficina, palestras e atendimento no âmbito do evento, voltado ao Microempreendedor Individual.

Já na região de São Raimundo Nonato, o Sebrae realizará atividades em Canto do Buriti, Coronel José Dias, Bonfim do Piauí e São João do Piauí. Em Floriano e Regeneração acontecerão as Oficinas SEI e palestra sobre Inadimplência.

Picos, Pio IX, Santo Antônio de Lisboa, Paulistana, Jaicós, Francisco Macedo, Simões, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, Ipiranga e São José do Piauí terão atividades da Semana do MEI. Os empreendedores e empresários de Bom Jesus e Corrente também poderão participar das oficinas e palestras do evento.

O MEI

O trabalhador conhecido como informal pode se tornar um Microempreendedor Individual legalizado e passar a ter CNPJ, o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Para ser um MEI, o empreendedor só pode faturar até R$ 60 mil por ano ou R$ 5 mil por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.

O MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Para maiores informações procure o Sebrae mais próximo, ligue para a Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800, ou acesse o Portal do Empreendedor - www.portaldoempreendedor.gov.br

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.