Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias deve decidir por racionamento de água nessa terça

O governador contou que recebeu os estudos realizados por equipes técnicas dos governos Federal e Estadual com apoio dos municípios, e que a partir da análise dos dados coletados tomará a dec

Em entrevista ao GP1 na manhã dessa terça-feira (06), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), informou que deve decidir ainda hoje se decretará ou não racionamento de água em aproximadamente 60 municípios da região de Pio IX. A discussão teve início após importantes reservatórios apresentarem uma porcentagem muito baixa de água.

O chefe do executivo estadual contou que recebeu os estudos realizados por equipes técnicas dos governos Federal e Estadual com apoio dos municípios, e que a partir da análise dos dados coletados tomará a decisão.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

“Vamos fazer um cálculo baseado no número de habitantes e no consumo de água. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleça a proporção de 45 litros diários por pessoa, estamos trabalhando com 70 litros diários por pessoa, considerando que hoje cada habitante consome por dia 110 litros. Com esse cálculo estipulado vamos adotar medidas para alcançar esses objetivos, se não tivermos água suficiente ou se não reduzirmos o consumo em pelo menos 35% vamos por este caminho [racionamento]. É melhor do que faltar ou encarecer, ter de buscar água em lugares distantes”, afirmou.


Por fim, Dias destacou que, além de medidas paliativas, o governo planeja soluções definitivas para a escassez de água no Piauí. “Pretendemos implantar sistemas de abastecimento de água como poços e adutoras, além dessas medidas imediatas, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.