Fechar
GP1

Piauí

Piauí Conectado registra 1 milhão de acessos à internet em rede gratuita

Segundo o governo, a Rede Piauí Conect – Wi-Fi Livre oferece velocidade de 40 mbps e é totalmente segura.

Garantir que todos os piauienses tenham a oportunidade de acessar a internet é um dos objetivos do Projeto de PPP Piauí Conectado. Além da estrutura tecnológica implantada nos órgãos governamentais do estado, a PPP vem disponibilizando internet livre nos principais espaços públicos dos municípios piauienses. Em 2022, os Pontos de Acesso Público (PAP), como também são chamados, atingiram a marca de um milhão de acessos.

Ao todo serão cerca de 400 pontos de internet, disponíveis em todas as regiões do estado para milhões de piauienses. Uma iniciativa que promove a universalização e democratização do acesso à internet e, consequentemente, inclusão digital. Até o momento, a internet já está presente em 100 municípios.

Foto: Lucas Dias/GP1Sede do Piauí Conectado
Sede do Piauí Conectado

Morador da cidade de Altos, Oscar Oliveira Neto é motorista e frequentador da Praça São José dos Altos, onde há um PAP instalado. “Muito boa a iniciativa da Piauí Conectado porque às vezes os dados móveis do telefone acabam e você precisa receber e enviar mensagens. A internet é boa, a velocidade é muito rápida”, elogia.

De acordo com o diretor de Operações da Piauí Conectado, Leonardo Chagas, a rede está disponível 24 horas por dia com capacidade de 40 mbps. Para oferecer uma melhor experiência de conexão, os pontos de internet contam com a tecnologia Wi-Fi 6, que oferece quatro vezes mais largura de banda, possibilitando a conexão de vários dispositivos em uma mesma rede, sem perder o desempenho. “Além da construção, operação e manutenção dessa ampla infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública, o Projeto Piauí Conectado também oferta internet gratuita para toda a população piauiense, em pontos estratégicos das cidades. Com isso, estamos transformando o Piauí em um dos estados mais conectados do Brasil”, afirma.

A estudante Ana Karoline Silva, aluna da Unidade Escolar Prof. Maria de Lourdes Rebelo, no bairro de Fátima, sempre utiliza a internet para fazer pesquisas, acessar as redes sociais e se comunicar com os familiares, enquanto espera o ônibus na Praça Nossa Senhora de Fátima, na zona leste de Teresina. “Eu venho para a praça todos os dias e uso bastante a internet enquanto espero o ônibus. É muito importante termos acesso à internet. Aqui é um ponto bastante movimentado e acredito que nem todos possuem internet no celular. Com a internet gratuita acessamos com mais facilidade”, explica.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), Antônio Torres, esclarece que o objetivo é democratizar o acesso à internet. “O papel da Piauí Conectado é disponibilizar para população um meio para que ela possa fazer uso da rede. O projeto chegou às cidades do interior, em que o acesso era muito difícil e hoje não existe mais esse problema. A intenção é continuar ampliando os serviços”, frisa.

Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, este é mais um grande marco alcançado com a PPP, que é a primeira de telecomunicações do país. “Um milhão de acessos pelo Wi-Fi gratuito da Piauí Conectado. Esse número é a comprovação da qualidade do serviço. O Piauí tem a internet mais veloz do Brasil e é o estado mais preparado para receber a tecnologia 5G. Isso é fruto de um trabalho sério que leva rede de fibra óptica e pontos de internet com Wi-Fi livre e gratuito para vários espaços públicos espalhadas por todo o Piauí. Nunca na história desse estado se viu tantas cidades conectadas com internet de qualidade e gratuita”, aponta.

Como acessar a rede gratuita da Piauí Conectado

Para ter acesso à internet gratuita da Piauí Conectado, habilite o Wi-Fi no seu dispositivo (celular, tablet ou computador) para procurar rede “Piauí Conect – Wifi Livre”. Após encontrá-la, preencha o formulário com seus dados e clique em “aceitar” para concordar com os termos e condições de uso. Caso não consiga conectar à rede, acesse as configurações do seu dispositivo, procure por Wi-Fi e clique em “Piauí Conect – Wifi Livre”. Em seguida, clique em “esquecer” e repita o processo de acesso do início.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.