Fechar
GP1

Piauí

HGV realiza mutirão para reduzir fila de cirurgias ortopédicas

Segundo o ortopedista Neomar Soares, 70% dos pacientes da Clínica Ortopédica são vitimados no trânsito.

Neste sábado (20), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai realizar cirurgias ortopédicas em pacientes vítimas de acidentes de trânsito e idosos que sofreram quedas. O diretor-geral, Osvaldo Mendes explica que estão previstos 20 procedimentos e anuncia que a ação será realizada de forma contínua para reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por um procedimento no HGV.

O coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HGV, o ortopedista Neomar Soares, informa que 70% dos pacientes que chegam na Clínica Ortopédica do hospital são vítimas de acidentes de trânsito. “Devido à grande demanda de pacientes ortopédicos, principalmente da Regulação Estadual, estaremos fazendo nesse fim de semana uma ação em forma de mutirão para tentar reduzir essas filas. A maioria dos pacientes internados apresenta lesões ortopédicas devido a acidentes de trânsito e também idosos que sofrem quedas da própria altura e apresentam fraturas no fêmur”, explica o cirurgião.

Foto: Divulgação ASCOMOrtopedista Neomar Soares
Ortopedista Neomar Soares

Um dos pacientes que será operado, neste sábado (20), é o trabalhador rural Zanniel Gomes, 35 anos, que sofreu um acidente no município de Bom Jesus, a 635 quilômetros de Teresina. Zanniel conta que estava indo trabalhar na roça com sua esposa e colidiu com outro veículo em uma ultrapassagem. “Fui socorrido e levado para Floriano e depois transferido para o HGV. Eu fraturei o fêmur, a clavícula e tive várias escoriações. A minha sorte é que eu estava com o capacete e com outros equipamentos de proteção, senão tinha morrido”, explica.

O cirurgião Neomar Soares destaca que Zanniel teve que vir para o HGV devido ser o único hospital que trata lesões complexas e graves no Estado. “O paciente Zanniel que veio de Bom Jesus fez um procedimento de urgência em Floriano, vai entrar na ação deste sábado. Ele apresenta uma fratura grave no fêmur e veio para o HGV porque somente resolve aqui devido ter especialista em reconstrução óssea e materiais específicos para o caso”, explica o médico.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.