Fechar
GP1

Piauí

Seduc oferta curso profissionalizante em unidade penitenciária

Na ocasião foram repassadas as orientações acerca das etapas que integram o desenvolvimento do programa.

Buscando a ressocialização dos internos do sistema carcerário por meio de uma educação que possibilite que, ao fim do cumprimento da pena, eles saiam com a formação necessária para ingressar no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), promove o curso profissionalizante de Produtor de Artefatos Pré-Moldados de Concreto para internos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, localizada na Rodovia BR-343, zona Rural de Altos.

“O nosso objetivo é certificar 23 internos que estão produzindo em uma fábrica de pré-moldados, peças com qualidade e estrutura. Eles irão participar do processo de certificação de saberes, na qual a competência adquirida no sistema prisional, além da ressocialização, trará também uma oportunidade concreta e real de, após esse período no sistema prisional, eles possam retornar à sociedade com seu certificado em mãos”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Reconhecimento de Saberes Profissionais do Piauí (Certific-PI) da Seduc, Heline Santos.

Foto: Divulgação/AscomInternos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira participam do processo de certificação de saberes
Internos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira participam do processo de certificação de saberes

O curso, que faz parte do programa Certific, teve a sua aula inaugural realizada na manhã da segunda-feira (29), e contou com a participação de uma psicóloga, uma assistente social, um engenheiro civil (responsável por ministrar as aulas) e demais integrantes da equipe do programa Certific da Seduc. Na ocasião foram repassadas as orientações e informações detalhadas acerca das etapas que integram o desenvolvimento do programa, assim como os seus propósitos e benefícios.

O agente penitenciário da Major César Oliveira, Reginaldo Torres, conta que os internos já desenvolvem a prática de atividades cobradas no curso em uma fábrica de pré-moldados existente na localidade e enfatiza a importância do certificado para os presos.

“Quando a gente assumiu a Major César Oliveira, o nosso objetivo era cumprir as disposições da sentença penal condenatória a que esses internos estão submetidos. Surgiu a oportunidade dessa fábrica de pré-moldados e, em parceria com a Seduc, hoje estamos certificando esses internos, qualificando profissionalmente eles e os tornando aptos ao mundo do trabalho com dignidade”, relata o agente.

Dentre os processos que serão desenvolvidos com os internos estão uma entrevista individual realizada por uma psicóloga e uma assistente social, que escutaram os relatos dos trabalhadores sobre sua trajetória, possibilitando a identificação do perfil do profissional correspondente à experiência de vida e de trabalho. Serão realizadas ainda avaliações teóricas e práticas, na fábrica de pré-moldados de concreto da penitenciária sob a supervisão de um engenheiro civil. Por fim, marcada para o dia 13 de setembro, ocorrerá a solenidade de entrega de certificados de conclusão do processo de reconhecimento formal de saberes adquiridos pelos trabalhadores.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.