Fechar
GP1

Piauí

Como Teresina se tornou referência em educação no Brasil

O Instituto Dom Barreto e o Colégio Objetivo são exemplos de destaques nacionais.

Nos últimos dias, chamou a atenção do Brasil o desempenho de duas escolas do Piauí, que ficaram entre as 20 melhores escolas do país no Enem 2023. O Instituto Dom Barreto com 717,45 pontos e o Colégio Objetivo com 715,90 pontos, uma pequena diferença de 1,5 pontos entre as duas, porém uma diferença de chamar atenção entre elas e as mais de 20 mil escolas que participaram dessa avaliação.

Quando o assunto é educação, o Piauí se destaca a nível nacional e tem ampliado ainda mais seu protagonismo nos últimos anos. As duas escolas em destaque conseguem se sobressair em outras competições acadêmicas em âmbito nacional. Por exemplo, o Colégio Objetivo foi a terceira escola que mais aprovou na primeira fase do IME em 2023, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil e considerado o mais difícil, ficando atrás apenas de escolas bem tradicionais, como Poliedro, Ari de Sá e Farias Brito.

Foto: Divulgação/AscomColégio Objetivo, localizado na zona leste de Teresina
Colégio Objetivo, localizado na zona leste de Teresina

Em 2022, o Instituto Dom Barreto liderou o ranking com uma média de 717,45 pontos. Em segundo lugar, está o Colégio Objetivo Teresina, com 715,90, e em terceiro, o Colégio CEV Jockey, com 712,17. Em seguida, encontram-se o Colégio Lerote Ltda, com 699,22, e a Escola Popular Madre Maria Villac, com 687,48.

Foto: Divulgação/AscomInstituto Dom Barreto, localizado no centro da cidade de Teresina
Instituto Dom Barreto, localizado no centro da cidade de Teresina

O estudo apresenta um ranking das instituições que melhor prepararam os alunos para o exame nacional, de acordo com as notas obtidas nos últimos dois anos. Como um indicador da qualidade do ensino no Brasil, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é sempre um parâmetro observado pelo Ministério da Educação, gestores, educadores, instituições de ensino, famílias e estudantes. Portanto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza periodicamente dados nos quais empresas como a AIO Educação realizam um estudo com base nesses microdados do exame e apresentam um ranking das melhores escolas do país, segmentado por estado. Nesse contexto, a pesquisa destaca as vinte melhores escolas do Piauí.

Confira na tabela abaixo as 5 melhores escolas do Piauí no Enem 2022 e compare as médias:

Posição Instituição Média 2022
1 Instituto Dom Barreto 717,45
2 Colégio Objetivo Teresina 715,90
3 Colégio CEV Jockey 712,17
4 Colégio Lerote Ltda 699,22
5 Escola Popular Madre Maria Villac 687,48

Educação – Pesquisa com microdados do ENEM pelo INEP, divulgada em 18/10/2023. Fonte: Aio Educação – Pesquisa com microdados do ENEM pelo INEP, divulgada em 18/10/2023.

Vale destacar ainda que todas essas escolas têm uma média geral acima de 600 pontos, o que demonstra a excelência no ensino e o alto nível de preparação dos alunos que obtêm as maiores notas no ENEM, a principal forma de ingresso no Ensino Superior do país. Esse ranking consolida um dado já conhecido: as escolas piauienses têm uma educação de alta qualidade, o que torna o estado destaque no Brasil.

Leonardo Soares, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI), afirma que essas instituições estão unidas com o propósito de desenvolver uma educação de excelência que prepara os estudantes para enfrentar as provas de vestibulares em todo o país com confiança e determinação.

"É com imenso orgulho que destacamos a força das escolas privadas do Piauí na preparação dos estudantes para o Enem e, consequentemente, para um futuro promissor. Trabalhamos incansavelmente para que cada estudante alcance seu potencial máximo, adquirindo conhecimento e habilidades que não apenas os auxiliarão no vestibular, mas também na vida. Por isso, a preparação para o Enem é um desafio que enfrentamos com determinação e seriedade, na certeza de que o talento e a dedicação dos alunos sempre repercutirão positivamente, culminando em resultados de sucesso", complementa Leonardo Soares.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.