Fechar
GP1

Piauí

Semarh emitiu mais de 300 boletins e alertas em 2023

Governo do Estado investiu em tecnologias que permitem o monitoramento e previsão de eventos climáticos.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) investiu, ao longo do ano de 2023, em tecnologias que permitem o monitoramento e previsão de eventos climáticos no Estado, atendendo ao eixo Piauí no Clima, previsto no programa de compromissos ECO Piauí. A pasta garantiu o aparelhamento adequado para a instalação e atuação eficaz da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, cujo espaço físico foi projetado para monitorar parâmetros ambientais. Com uso de tecnologias de ponta, a equipe técnica desenvolve o trabalho de previsão e monitoramento de parâmetros ambientais (hidrometeorológico, queimadas, desmatamentos, urbanização, etc.). Desse modo, a Semarh tem informado sobre possíveis ocorrências e apoiado ações preventivas.

A Sala de monitoramento ou Sala de Situação é vinculada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, e tem sua inauguração oficial prevista para janeiro de 2024. A partir do monitoramento climático, realizado em 2023, foram produzidos 178 boletins de alerta, quatro notas técnicas; 163 boletins hidrometeorológicos e 160 mapas temáticos a cada três meses, aproximadamente.

Foto: Divulgação/AscomSala de monitoramento da Semarh
Sala de monitoramento da Semarh

Para a execução do trabalho, a Sala conta com equipe técnica multidisciplinar, formada pelos profissionais Sara Cardoso, coordenadora da Sala e climatologista; Giovani de Carvalho, coordenador de Monitoramento Quali-quantitativo (Programa Qualiágua); Juciara Sousa, assistente técnica em Geoprocessamento; Rubens Rodrigues, assistente técnico. O trabalho é realizado pela equipe no espaço físico de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e remontante 24h.

Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Situação, destaca que são monitorados, com maior assertividade, parâmetros hidrometeorológicos, como chuvas, níveis de reservatórios e vazões de rios, além de eventos climáticos extremos, que são impactantes na dinâmica diária da população. "Auxiliamos ainda no monitoramento de diversos parâmetros meteorológicos e ambientais, como queimadas e incêndios florestais e estamos desenvolvendo trabalhos adicionais, como o monitoramento da seca", ressalta.

A Sala tem desempenhado um papel crucial no monitoramento das condições de seca no estado, emitindo regularmente relatórios que consolidam os resultados divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente, são disponibilizadas as informações, um serviço essencial para a formulação de políticas públicas mais eficazes para atender às necessidades da população.

Em 2023, a Sala de Monitoramento firmou acordos de cooperação técnica com diversos órgãos federais, como o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Assim, foi possível estabelecer o compartilhamento de tecnologias e dados que possibilitam maior exatidão às previsões hidrológicas nos períodos de estiagem e chuvas do estado.

Igor Klaus, diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, reitera que a Sala de Monitoramento faz um trabalho importante em todos os períodos do ano. “Hoje temos a possibilidade de estabelecer a padronização dos sistemas de acompanhamento dos municípios que mais sofrem no período de estiagem. E no período chuvoso, acompanhamos os municípios com potencial de alagamento”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destaca as boas expectativas para o ano de 2024, com a inauguração oficial do espaço físico. “Certamente serão emitidos resultados ainda assertivos e as parcerias estabelecidas este ano serão cada vez mais benéficas para a atuação da Semarh nas questões hidrometeorológicas”, frisou.

A Sala de Monitoramento ou Sala de Situação foi estabelecida em 2012, em colaboração com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e operacionalizou-se somente em agosto de 2023.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.