Fechar
GP1

Piauí

Secretaria do Meio Ambiente identifica 36 alertas de desmatamento no Norte do Piauí

A identificação desses índices foi realizada em fiscalização nas cidades de Cocal e Murici dos Portelas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI) constatou 36 alertas de desmatamento ilegal nas cidades de Cocal e Murici dos Portelas, localizadas no Norte do estado. A identificação desses alertas foi realizada entre os dias 05 e 09 de fevereiro, em operação de fiscalização nos biomas da Caatinga e Cerrado.

Segundo informações do órgão, ao todo, foram fiscalizados 2.000 hectares de terra. O trabalho foi realizado através das plataformas Mapbiomas e Terrabrasilis, ferramentas que fornecem dados geográficos sobre a cobertura e uso da terra do Brasil.

Foto: Divulgação/SemarhÁrea de desmatamento ilegal no Norte do Piauí
Área de desmatamento ilegal no Norte do Piauí

Conforme a auditora fiscal da secretaria, Larissa Oliveira, que participou da ação com outras duas mulheres, a fiscalização pretende punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal, como também buscar ações para prevenir esse tipo de ação na região. "Nossa meta é alcançar uma redução significativa no desmatamento em 2024, contribuindo para a preservação dos ecossistemas naturais do Piauí", apontou a auditora fiscal.

Foto: Divulgação/SemarhAuditoras fiscais do meio ambiente da Semarh
Auditoras fiscais do meio ambiente da Semarh

Desmatamento ilegal

De acordo com levantamento do Mapbiomas, entre 2020 e 2021 houve um aumento de 20% no desmatamento, e a Caatinga foi o bioma que mais registrou aumento proporcional em relação ao desmatamento registrado no ano anterior, alcançando índice de88,9%.

Nesse mesmo relatório é descrito que 98% de toda a área desmatada do Brasil, no ano de 2019, é ilegal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.