Fechar
GP1

Política

Gracinha questiona privatização de hospitais em audiência pública

"A audiência pública tem justamente essa função, ser um pilar da transparência", destacou a parlamentar.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) foi palco da audiência pública sobre a concessão da administração dos hospitais regionais às instituições privadas na manhã desta quinta-feira (10). A discussão foi iniciada pela deputada estadual Gracinha Moraes Souza (Progressistas), que se utilizou do espaço do plenarinho para pedir esclarecimentos ao Governo do Estado do Piauí, representado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.

“Quais os critérios de contratação desses novos profissionais da saúde? Isso precisa ficar claro para a população. O momento hoje é ímpar para governo, sindicato e população em si. A audiência pública tem justamente essa função, ser um pilar da transparência do modelo democrático de direito. Queremos iniciar um diálogo com o governo estadual sobre esse fator”, argumentou a deputada estadual.

Foto: Lucas Dias/GP1Deputada Gracinha Moraes Souza (Progressistas)
Deputada Gracinha Moraes Souza (Progressistas)

Ao GP1, a deputada Gracinha explicou suas preocupações em relação a uma possível “privatização” nas instâncias da saúde pública piauiense. “Há um medo muito grande dos sindicatos e dos profissionais da área da saúde como todo, pois com a conquista do concurso público foi árdua. Por isso, você poder estar sujeito a uma mudança nesse setor, podendo prevaricar a seleção, sem ser com o critério de indicação política”, complementou Gracinha Moraes Souza ao GP1.

O que diz a Sesapi

Para o secretário de Saúde Antônio Luiz Soares, a administração das unidades de saúdes, na responsabilidade de entidades privadas, é um ponto positivo.

Foto: Lucas Dias/GP1Secretário Antônio Luiz Soares
Secretário Antônio Luiz Soares

“A Alepi tem o direito de pedir explicações, assim como nosso papel é vir aqui ouvir e dar explicações. Vamos mostrar os documentos, dados e pesquisas para que, assim, fique compreensível para todos. Vamos provar que a gestão indireta, por meio de OS, é mais eficiente, por vários motivos e um deles é a flexibilidade”, enfatizou o secretário do governo estadual.

Entenda

O Governo do Piauí deu início a um chamamento público visando formalizar a passagem da administração de hospitais do Estado para entidades privadas. A abertura do processo de licitação (para contratação dos estabelecimentos) consta no Diário Oficial do Estado do último dia 30.

O governador Rafael Fonteles (PT) pretende, inicialmente, passar as seguintes unidades de saúde para o comando de organizações sociais: Hospital Dirceu Arcoverde – HEDA (Parnaíba), Hospital Regional de Campo Maior (na cidade de Campo Maior) e a Unidade de Saúde Integrada do Mocambinho (zona norte de Teresina). A Nova Maternidade Evangelina Rosa (zona leste de Teresina) também deve ser incluída na lista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.