Fechar
GP1

Saúde

Zika reduz fertilidade em camundongos machos, afirma pesquisa

Ainda segundo o estudo, após os resultados com relação aos testículos, hormônios e fertilidade, os pesquisadores querem compreender se os efeitos do vírus nos camundongos machos são definitiv

Nesta segunda-feira (31), um estudo com camundongos machos demonstrou que a infecção pelo vírus da zika pode ter consequências para indivíduos do sexo masculino e sua capacidade de ter filhos.

Segundo o responsável pelo estudo, Michael Diamond “realizamos este estudo para entender as consequências da infecção por zika em homens. Mesmo que nossa pesquisa tenha sido feita em camundongos – e com a ressalva de que nós ainda não sabemos se o zika tem o mesmo efeito em homens –, ela sugere que os homens podem ter níveis de testosterona mais baixos e um número menor de espermatozoides após a infecção pelo zika, afetando a fertilidade”, relatou.

  • Foto: GloboZika vírusZika vírus

De acordo com o G1, até o momento, a maior parte das pesquisas são destinadas para compreender as infecções causadas pelo vírus da zika em mulheres grávidas, devido às consequências graves em bebês, como a microcefalia e outras malformações.

Ainda segundo o estudo, após os resultados com relação aos testículos, hormônios e fertilidade, os pesquisadores querem compreender se os efeitos do vírus nos camundongos machos são definitivos. “Não sabemos se o dano é irreversível, mas acredito que sim, porque as células que compõe a estrutura interna foram infectadas e destruídas”, finalizou Diamond.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.