Fechar
GP1

Saúde

Chile confirma primeiro caso de zika transmitido sexualmente

A única maneira de contrair o vírus da zika no Chile é por vias sexuais.

Neste sábado (29) o Ministério da Saúde do Chile confirmou o primeiro caso do vírus zika no Chile transmitido sexualmente. A única forma de adquirir o vírus é por via sexual, já que na parte continental do país não existe mosquito.

A pessoa detectada com vírus tem 46 anos e se relaciona com um homem infectado com zika no Haiti. As autoridades ressaltaram que "este é o primeiro caso documentado de vírus da zika por transmissão sexual no Chile continental, onde não há presença do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença".
Imagem: DivulgaçãoAedes aegypsty é o mosquito transmissor da dengue, chicungunya e zika(Imagem:Divulgação)Aedes aegypsty é o mosquito transmissor da dengue, chicungunya e zika

"Até agora, temos confirmado 10 casos de zika em pessoas que contraíram o vírus no exterior e foram notificados no país, oito deles em 2016", disse o comunicado do ministério.

No início deste mês, o Chile comunicou o primeiro caso de infecção pelo vírus da zika em uma mulher grávida. O bebê nasceu há três semanas e está “clinicamente saudável”.

O aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, não está presente n Chile Continental, mas existe na Ilha de Páscoa (oceano Pacífico). Em 2014 foram 173 casos de contágios, mas nenhum feto teve má-formação.

A OMS declarou emergência global por conta do surto de zika e sua potencial associação com a má-formação fetal congênita. A transmissão local do vírus foi registrada na maioria dos países da América Latina e do Caribe.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.