Fechar
GP1

Saúde

LACEN confirma oito casos de Febre Oropouche no Piauí

Os pacientes foram atendidos em Unidades de Saúde com suspeita de dengue, devido aos sintomas parecidos.

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN-PI) confirmou, nesta quinta-feira (11), um total de oito casos da Febre Oropouche em todo o Estado do Piauí, sendo cinco no município de Amarante e outros três em Teresina.

De acordo com a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), do total de pacientes, seis possuem entre 20 e 59 anos de idade e dois estão na faixa etária de 60 anos ou mais.

Foto: Divulgação/SesapiLACEN confirma oito casos de Febre Oropouche em todo o Piauí
LACEN confirma oito casos de Febre Oropouche em todo o Piauí

Com a confirmação dos casos, a Sesapi orientou os municípios quanto aos cuidados a se tomar. Entre eles, investigação dos casos e identificação dos possíveis locais de infecção, notificação na (Ficha de notificação/conclusão do SINAN), evolução clínica (sintomas, recidiva, evolução do caso); descrever a distribuição e dispersão do vírus, além de detectar a ocorrência de surtos e epidemias.

"A Sesapi está monitorando todos os casos com as investigações necessárias objetivando conter a dispersão dessa doença e proteger a população", disse Antônio Luiz, secretário de saúde do Piauí.

Febre Oropouche

A Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. Sua transmissão ocorre principalmente pelo mosquito conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas da enfermidade são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

Tratamento

Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

Prevenção

Como formas de prevenção recomenda-se evitar áreas onde há muitos mosquitos, usar roupas que cubram a maior parte do corpo e manter a casa limpa, removendo possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.