Fechar

Eleições 2022

Antônio Félix defende federalização da segurança e integração das polícias

O candidato do PT expôs também suas propostas para a saúde e educação no Piauí.

A TV GP1 encerra, nesta quinta-feira (29), a sequência de entrevistas com os candidatos ao Governo do Piauí, ao Senado Federal e aos cargos de deputado estadual e federal. O entrevistado de hoje é o ex-deputado estadual, Antônio Félix (PT), que neste ano disputa o pleito para o cargo de deputado federal.

Durante a entrevista exclusiva à TV GP1, o candidato avaliou e citou os os principais destaques dos três mandatos que exerceu na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), bem como levantou as principais bandeiras que defenderá na Câmara dos Deputados, caso seja eleito. O petista ainda apresentou a reestruturação da educação e da segurança pública no Piauí, como dois dos principais focos de seu possível mandato.

Para tanto, Antônio Félix apontou a necessidade da federalização dos investimentos em segurança e fixação de um piso nacional para os policiais. "Iremos fazer um trabalho bastante positivo para a nossa segurança do país, federalizando, buscando financiamento público-federal, para cada polícia, melhoramento dos nossos policiais, que devem ter um salário justo, e que tenha um piso nacional!", defendeu o campo-maiorense.

Foto: Lucas Dias/GP1Antônio Felix em entrevista à repórter Mikaela Ramos, da TV GP1
Antônio Felix em entrevista à repórter Mikaela Ramos, da TV GP1

Leia a entrevista na completa:

Candidato, para darmos início a nossa entrevista, por que o senhor almeja ser eleito deputado federal e quais serão suas estratégias para garantir essa eleição?

Olha, a experiência, eu tenho três mandatos de deputado [estadual], o mais atuante da história da Assembleia Legislativa. Isso nos trouxe uma experiência e nos trouxe também, tomamos conhecimento de todos os leques de atividades do nosso Piauí e do Brasil. Então, estamos hoje nessa candidatura de deputado federal porque sabemos que o dever de casa do Brasil não está sendo bem feito. Então, desde o início quando estivemos como deputado estadual, tudo do Brasil se decide em Brasília, então, ser deputado federal com a experiência que temos como deputado estadual, a gente vai contribuir para muitas coisas no nosso Piauí.

Foto: Lucas Dias/GP1Candidato Antônio Félix
Candidato Antônio Félix

Candidato Antônio Félix, pegando o gancho da sua resposta, a geração de emprego e renda tem sido uma das principais preocupações dos gestores e dos brasileiros para que enfim a gente supere esta crise econômica e retome o desenvolvimento da economia. Então, quais são suas principais propostas voltadas para este setor?

Basta que a gente tenha políticas públicas de desenvolvimento. Essas são atitudes que a gente pensa, atitudes que a gente quer para o nosso Brasil, atitudes que a gente tem que ter para o nosso Brasil, para os nossos brasileiros, é que não precise mendigar. Nós temos que ter geração de emprego dentro de cada potencialidade, e as potencialidades que são importantes para o nosso Brasil, são potencialidades que possam dar liberdade ao nosso povo e que não vivam praticamente no serviço escravo. Muitas vezes a escravidão do passado, ela está longe, muitas vezes há empregos que eram para ter valores, estão desvalorizados e muitas vezes as pessoas, nossos pais de família, muitas vezes se submetem a fazer um serviço praticamente sem ganho nenhum, por falta de uma estratégia do Brasil de honrar os brasileiros e sendo sincero com o que é do nosso povo.

Candidato Antônio Félix, falando sobre segurança pública, o estado vive um de seus piores momentos, com a atuação e expansão de facções criminosas pelo estado, como o PCC e o Bonde dos 40, em que todo dia é registrado pelo menos uma execução. Teresina, que é a capital do estado, é apontada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública como a 4ª capital mais violenta do país. Quais propostas e projetos seus ajudariam a mudar essa triste realidade?

No meu mandato de deputado estadual nós já fizemos a primeira lei do Brasil que integra as polícias do Brasil, as políticas de informação. Se o crime acontece aqui no Piauí, as outras polícias do Brasil já sabem, têm conhecimento. Então, eu que fiz uma das primeiras leis de integração de informações do Brasil, e começou pelo Piauí. Então, o que a gente entende sobre qual é a problemática da segurança do Brasil? Ela é bem clara, no nosso Brasil, assim como no mundo todo, a droga está financiando o crime. Agora, qual é a solução disso? Nós temos financiamento da educação, temos o financiamento federal da saúde, e nós não temos o financiamento da segurança. Nós precisamos que a segurança do nosso Brasil ela seja financiada ou praticamente federalizada em financiamento, daí em diante nós precisamos da integração da Polícia Federal junto com a polícia nacional, e a polícia de cada estado, e que a droga está entrando por onde? Ela está entrando pelas fronteiras do nosso país, nós temos que ter uma política de proteção das nossas fronteiras. Então, há necessidade de uma discussão nacional, a identificar cada dificuldade, o crime organizado, e o país tem que enfrentar de frente! Então, nós não podemos ter o país dessa forma, então, eu como deputado, estando nessa posição de candidato a deputado federal, iremos fazer um trabalho bastante positivo para a nossa segurança do país, federalizando, buscando financiamento público-federal, para cada polícia, melhoramento dos nossos policiais, que devem ter um salário justo, e que tenha um piso nacional! Temos estados que pagam mais, e tem outros que pagam menos, então, há uma necessidade do piso nacional para os nossos policiais seja equiparado, para que daí em diante possamos ter uma segurança bem mais justa. E aquilo que o povo precisa, é proteger sua vida, proteger seus patrimônios e ser justo com a nossa proteção.

Foto: Lucas Dias/GP1Candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, Antônio Félix
Candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, Antônio Félix

Candidato Antônio Félix, entrando na esfera da saúde pública, dentre os grandes problemas enfrentados aqui no Piauí, estão a falta de equipamentos, de medicamentos e muitas vezes de profissionais nos hospitais regionais. Quais propostas suas ajudariam a reestruturar a saúde pública do estado?

Você sabe que o maior orçamento do Brasil é a saúde. Qual é o maior problema que nós temos na saúde? São as sangrias, desvio de recursos. Então nós temos que ter uma política pública que possa estancar sangrias. Então nós estamos sendo candidato a deputado federal, nós iremos fazer a defesa do SUS, um SUS que possa atender assistir os nossos piauienses, os nossos brasileiros. Falta de remédio? Em todos os lugares estão faltando remédios, alguns municípios tem isso mais fortemente, então temos que ter uma política de acompanhamento da distribuição dos remédios, e muitas vezes têm municípios que não estão fazendo o dever de casa. Temos que ter hospitais que possam fazer cirurgias, como está acontecendo no Piauí, tem em Piripiri, tem em Teresina, tem em Picos, tem em Floriano, é pulverizar mais assistência para que não sufoque Teresina. Então, a gente precisa ter a saúde mais digna e mais justa para os brasileiros.

Candidato Antônio Félix, Campo Maior e a região ali dos carnaubais tem forte potencial turístico, então, entrando no mérito da questão, quais propostas o senhor tem voltadas para o turismo dessa região, que também tem um forte potencial de fomentar a economia local?

Olha, todas as potencialidades elas têm que fazer um universo de desenvolvimento, e um dos braços fortes da região dos carnaubais é o turismo. Nós temos o turismo da nossa história, da Batalha do Jenipapo, que foi uma das maiores histórias do nosso Brasil, que realmente integrou o Norte, Nordeste e Sul do nosso Brasil na época, e no ano que vem, vai fazer 200 anos da Batalha do Jenipapo, é um fato histórico que nós temos que valorizar. Então, nós temos um turismo religioso, na nossa terra de Campo Maior existe um turismo da época da nossa história, não somente da batalha, mas também das fazendas. Então, nós temos grandes potenciais que nós estamos fazendo propostas. Nós temos a proposta de Castelo e Juazeiro, nós temos a construção da nossa barragem, tem o Cânion do Poti que são grandes potenciais turísticos, e que na construção da barragem vai ficar em torno de 60 ilhas apropriadas para a construção de hotéis.

Foto: Lucas Dias/GP1Antônio Félix em entrevista à TV GP1
Antônio Félix em entrevista à TV GP1

Candidato, falando sobre educação, diversas escolas da rede estadual no Piauí estão sucateadas e muitas vezes sem condições de receber alunos. Quais projetos seus ajudariam a melhorar a situação da educação pública no estado do Piauí?

Olha, a educação tem que ser a principal atitude de um país, porque de lá se nasce o nosso futuro Brasil e nossos futuros brasileiros. Então, a educação é uma das nossas metas para discutirmos juntos em Brasília. E a gente tem que ter uma educação que transforme a vida das pessoas, que liberte! Então uma das principais atitudes que vamos ter como deputado federal, junto com nosso presidente Lula, junto com o Congresso que a gente tem que dar uma modificada no nosso Congresso Nacional, e escolher temas estratégicos, e a educação é um tema estratégico para o nosso Brasil. Nenhum país consegui êxito de evoluir se não fez o dever de casa com nossos filhos, e acreditamos que nós em Brasília como deputado federal, nós iremos fazer a nossa principal defesa será inicialmente pela educação.

Candidato Antônio Félix, agora entramos em um segundo momento da nossa entrevista, que é o ping-pong, em que eu lhe apresentarei determinados temas e o senhor se posicionará apenas como contra ou a favor, mas sem a necessidade de emitir opinião sobre o assunto.

Para começar, aborto?

Contra.

Cotas raciais?

A favor.

Descriminalização da maconha?

Contra.

Adoção de crianças por casais homoafetivos?

A favor. Família.

Privatização do SUS?

Nunca.

Privatização das universidades?

Contra.

Homeschooling?

A favor.

Considerações finais do candidato:

Piauiense, aqui está o deputado Antônio Félix, seu amigo, campo-maiorense, filho desse Piauí. Temos uma experiência política muito grande. Estamos preparados para a missão de deputado federal, e em todos os temas nós iremos para Brasília para discutirmos o que é de interesse para os nossos piauienses. Então, estamos aqui para pedir voto para você, como deputado federal o nosso número é o 1323, e o nosso time é o Lula com 13, Rafael com 13, Wellington Dias com 131. Esse é o nosso time, vamos à luta, nos apoio nesta eleição que nós estaremos lá em Brasília defendendo os interesses do nosso povo.

Foto: Lucas Dias/GP1Antônio Félix
Antônio Félix

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.