Fechar

Eleições 2022

Ronney Lustosa diz que quer ajudar Sílvio Mendes a reconstruir o Piauí

Ele apresentou seus projetos para a segurança, educação e saúde no Piauí.

Dando sequência à série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Piauí, ao Senado Federal e a deputado estadual e federal, a TV GP1 conversou, nesta terça-feira (27), com Ronney Lustosa, do União Brasil, que nestas eleições de 2022, disputa o pleito para o cargo deputado federal. 

Durante a entrevista exclusiva concedida à nossa reportagem, o candidato, que já que foi vereador e vice-prefeito da capital, declarou que deseja ajudar o candidato ao Governo do Piauí pelo União Brasil, Sílvio Mendes, a reconstruir o Piauí. "Estou retornando a vida pública muito por conta da vinda do Dr. Sílvio, que nós participamos dessa condição de buscá-lo em sua casa para poder ele assumir essa candidatura e eu não podia ficar de fora, de estar junto com ele nessa luta de reconstrução do Piauí", destacou Ronney Lustosa.

Foto: Lucas Dias/GP1Ronney Lustosa durante entrevista ao Portal GP1
Ronney Lustosa durante entrevista a TV GP1

Além disso, o candidato a deputado federal apresentou suas principais propostas para segurança, educação e saúde pública no Piauí, bem como propôs medidas para incentivar a geração de emprego e renda no estado.

Foto: Lucas Dias/GP1Ronney Lustosa
Ronney Lustosa

Leia a entrevista completa:

Candidato, para começar nossa entrevista iremos falar sobre educação. Várias escolas da rede estadual no Piauí estão sucateadas e sem condições de receber alunos, como por exemplo as unidades Paulo Ferraz, Benjamin Batista e Júlia Nunes, todas essas localizadas aqui em Teresina, mas a situação se agrava ainda mais no interior do estado, como por exemplo a unidade escolar Justino Luz em Picos, que está completamente abandonada. Caso eleito, quais propostas o senhor traz para colaborar com a reestruturação da educação no estado?

Esse é o maior problema do nosso estado, a educação no Piauí é uma das piores do Brasil. Não é apenas a infraestrutura básica que não existe, mas também a falta de professores, não existe uma única escola nesse estado que tenha professores que compõem toda a grade curricular. Nós precisamos ajudar o futuro governador Sílvio Mendes a fazer todo o processo de reconstrução da rede escolar e reequipamento. Também não podemos esquecer do mais importante, da formação, qualificação dos nossos professores, dando oportunidade também para que eles cresçam nas suas profissões, uma carreira sólida, e também condições para que eles possam aprender novas tecnologias para serem empregadas na educação. Meu mandato será destinado prioritariamente à educação.

Candidato, um dos principais papéis de um deputado federal é a elaboração de leis para o país. Então, desse modo, caso eleito, quais projetos o senhor tem como prioridade para apresentar na Câmara dos Deputados? 

Eu como vereador tive algumas leis que foram feitas para Teresina, que eu pretendo levar para Brasília, para torná-las federais. Uma delas é a lei do bolsa atleta, já existe a lei do bolsa atleta nacional, mas a nossa lei é mais completa. Nós temos aqui um incentivo a partir do desporto escolar, nós pegamos as crianças a partir dos 10 anos, identificamos o talento na escola, começamos a proteger esse talento, e vamos incentivando até que ele possa se tornar um profissional. Nós precisamos incentivar bastante a questão do desporto de rendimento. Temos uma outra lei que é a questão das milhagens, ela ficou aqui em Teresina, mas companhias aéreas elas criam dificuldades para que ela seja implementada. Essa lei resumidamente é o seguinte: toda passagem aérea comprada com recursos públicos, as milhagens não vão para quem vai utilizar a passagem, mas para atletas e paratletas do estado do Piauí, no caso de Teresina, e agora quero levar para que seja para todo o Brasil.

Foto: Lucas Dias/GP1Ronney Lustosa, candidato a deputado federal pelo União Brasil
Ronney Lustosa, candidato a deputado federal pelo União Brasil

Candidato agora entrando na esfera da segurança pública, indiscutivelmente o estado vive um de seus piores momentos nessa área, com o estado sendo praticamente dominado por facções criminosas como PCC e o Bonde dos 40, em que praticamente todo dia é registrado pelo menos uma execução. Inclusive, candidato, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, Teresina é a 4ª capital mais violenta do país. Caso eleito, quais propostas o senhor traz para esta área da segurança pública visando também o combate a essas facções criminosas?

Precisamos em primeiro lugar reestruturar a Polícia Militar. A Polícia Militar hoje tem um quarto do efetivo necessário para combater a violência. É uma polícia que tem que estar presente na rua, ostensivamente, uma polícia que tem que amedrontar e impedir os maus feitos. A questão também passa pela reestruturação das delegacias de polícia. A carreira do policial civil precisa ser reestruturada e eles precisam ser protegidos para que realizem o seu ofício e não existe uma delegacia no Piauí que tenha uma estrutura suficiente para atender o cidadão. Aliás, os policiais não tem condições de investigar os crimes, nós vivemos em um estado de pura impunidade.

Candidato, agora falando em saúde, dentre os grandes problemas enfrentados na saúde pública do estado do Piauí, estão a falta de equipamentos, de medicamento e até de profissionais nos hospitais regionais. Quais projetos ajudariam a solucionar essas problemáticas?

Nós precisamos fortalecer o SUS, precisamos bater muito na questão da compensação que precisa ser feita ao Piauí, porque Teresina é uma cidade que tem atraído muitas pessoas de outros estados e o teresinense, o piauiense acaba tendo que pagar por esse atendimento e nós precisamos reestruturar isso e eu vou brigar lá na Câmara Federal, por outro lado, a rede hospitalar do estado está aos pedaços, não existe um único hospital regional que funcione a contento. A política desses governos nos últimos anos foi comprar ambulância para trazer as pessoas pelas estradas horrorosas que existem por aí, para trazer para Teresina, é um desastre. Nós precisamos trabalhar em todas as áreas, todas as áreas da administração pública precisam ser reestruturadas, reorganizadas ou até mesmo reconstruídas.

Foto: Lucas Dias/GP1Ronney Lustosa foi vereador e vice-prefeito de Teresina
Ronney Lustosa foi vereador e vice-prefeito de Teresina

Candidato Ronney Lustosa, a geração de emprego e renda tem sido uma das principais preocupações dos gestores para superar esta crise econômica e retomar o desenvolvimento econômico do país. Desse modo, o senhor tem projetos voltados para esta área?

Certamente. Nós precisamos qualificar nossos jovens e essa qualificação tem que passar pela identificação dos potenciais de cada região. O Piauí é um estado muito rico, mas o povo está empobrecido, inclusive, porque não existe uma qualificação profissional suficiente. Qual empresa vai se instalar no Piauí se nós não temos mão-de-obra qualificada?! O jovem carece disso e outra questão, as empresas que já estiveram [no Piauí] e foram embora por tantas coisas né e o governo nada fez, não moveu uma palha sequer para poder segurar essas empresas. Nós precisamos passar pela qualificação do nosso povo para fazer com que as empresas olhem para cá e pensem em investir

Candidato, falando sobre privatizações, com a cotação do barril de petróleo em alta no mercado internacional, surgiu muito forte no Congresso a proposta de privatização ou desestatização da Petrobras. O senhor sendo eleito, buscará a aprovação desta proposta?

Eu sou a favor da privatização da Petrobras. Eu acho que o Estado tem que cuidar basicamente de quatro funções: saúde, segurança, infraestrutura e educação.

Candidato Ronney Lustosa, a PEC que extingue o foro privilegiado foi aprovada no Senado Federal e enviada à Câmara há 5 anos e desde então encontra-se parada. Caso eleito, o senhor buscará a aprovação da extinção do foro privilegiado ou não?

Sim, o foro privilegiado é uma aberração.

Candidato, o senhor defende alguma proposta de reforma tributária?

O meu partido defende a proposta de imposto único federal, e nós somos a favor disso, não existe nenhum desenvolvimento econômico se você fizer uma carga muito pesada sobre empresas e especialmente sobre o cidadão comum. É um absurdo o que o Governo faz, em um estado que arrecada rios e rios de dinheiro a cada ano e não devolve esse dinheiro em forma de serviços básicos. Aqui no Piauí é o maior exemplo disso, é um estado caríssimo, mas que é perdulário, é irresponsável, é incompetente e é corrupto.

Foto: Lucas Dias/GP1Ronney Lustosa em entrevista à TV GP1
Ronney Lustosa em entrevista à TV GP1

Candidato Ronney Lustosa, agora entramos em um segundo momento da nossa entrevista que é o ping-pong. Em que eu lhe apresentarei determinados temas e o senhor se posicionará apenas como contra a favor, sem a necessidade de emitir opinião sobre assunto.

Para começar, aborto?

Contra.

Cotas raciais?

Contra.

Descriminalização da maconha?

Contra.

Educação sexual nas escolas?

Contra.

Homeschooling?

A favor.

Adoção de crianças por casais homoafetivos?

Contra.

Privatização do SUS?

Totalmente contra.

Privatização das Universidades?

Contra.

Considerações finais do candidato:

Piauiense, eu me apresento agora como candidato a deputado federal, depois de ter sido vereador de Teresina, vice-prefeito do Firmino, algo que muito me orgulhou. Fui secretário do Dr. Sílvio Mendes, fui vereador quando ele era prefeito. Estou retornando a vida pública muito por conta da vinda do Dr. Sílvio, que nós participamos dessa condição de buscá-lo em sua casa para poder ele assumir essa candidatura e eu não podia ficar de fora, de estar junto com ele nessa luta de reconstrução do Piauí. Eu peço a vocês que raciocinem bem sobre essa questão, que pensem que essa situação que nós estamos vivendo, é fruto de 20 anos de desmandos, e que nós precisamos acabar com essa situação. Isso não é uma sina, isso não é de Deus, essa é uma condição que foi criada por homens que só pensam em si e não pensam na população. Nós precisamos reconstruir esse estado e colocar o estado a quem é de direito, que é o povo desse estado, o povo pobre, o povo humilde, que nós precisamos proteger acima de tudo. Eu sou Ronney Lustosa, candidato a deputado federal, e meu número é 4425.

Foto: Lucas Dias/GP1Ronney Lustosa do União Brasil
Ronney Lustosa do União Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.