Fechar
GP1
Teve início ontem – 12/03/2013 – mais um concílio da Igreja Católica Romana para escolher o papa que sucederá Bento XVI.

Como sabido, o alemão Joseph Ratzinger deu início ao seu pontificado em 2005 e renunciou ao mesmo alegando incapacidade de saúde para continuar administrando a cristandade em 28/02/2013.

Assim, teve início no Vaticano o conclave que elegerá o novo papa. Dentre os favoritos para ocupar o trono de Pedro, apóstolo de Cristo, segundo a crítica especializada, encontram-se o cardeal italiano Angelo Scola, o brasileiro Odilo Sherer e o ganês Peter Turkson.

Essas informações e tantas outras referentes ao concílio e aos candidatos estão disponíveis em todos os sites de notícias. Entretanto, pouco é possível encontrar sobre as palavras de um antigo monge irlandês, conhecido como São Malaquias.

Imagem: ReproduçãoPeter Turkson(Imagem:Reprodução)Peter Turkson

São Malaquias nasceu na Irlanda em 1094 e tornou-se famoso em razão de suas previsões sobre os 112 papas que governariam a cristandade a partir do papa Celestino II em 1143. As previsões caracterizam-se por serem frases curtas com informações muitas vezes imprecisas e difíceis de interpretar.

O aforismo referente ao papa Bento XVI refere-se à “glória da oliveira” e os estudiosos do tema apontam o acerto de Malaquias tendo em vista ter sido São Bento de Núrsia o fundador da ordem beneditina, cujo brasão é um ramo de oliveira.

Já para o próximo papa, São Malaquias faz sua última previsão (Petrus Romanus), mas ao contrário de outras sentenças, esta é acompanhada de uma nota explicativa. Nela se lê que o segundo Pedro reinará em um momento de extrema perseguição da Santa Igreja Romana, pastoreando suas ovelhas entre muitas tribulações, ao fim das quais a cidade das 7 colinas será destruída e o Juiz tremendo julgará o seu povo.

Boa sorte a (nós) todos.
Eusébio/CE, 12 de março de 2013.
José Anastácio de Sousa Aguiar

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.