Fechar
GP1

Dores em idosos: o que fazer?

Os processos degenerativos fazem parte do envelhecimento, que começa por volta dos 35 anos de idade.

A origem mais comum das dores no aparelho locomotor é devido aos processos de desgaste das estruturas de sustentação do corpo. Esses desgastes são conhecidos como processos degenerativos e afetam as cartilagens, tendões, ligamentos e músculos. Os processos degenerativos fazem parte do envelhecimento, que começa por volta dos 35 anos de idade. Esses processos que causam dores são considerados doenças e são estudados na reumatologia: artroses, tendinoses, meniscopatias, discopatias.

Nesses processos degenerativos, os exercícios de fortalecimento muscular são os mais indicados para evitar crises de dores. A musculação, realizada com pesos graduados, é a mais eficiente e segura: é possível adequar os exercícios para não sobrecarregar demais as estruturas, o que poderia agravar os sintomas dolorosos. Quando se fortalecem os músculos, os tendões também são fortalecidos, e as inflamações crônicas tendem a atenuar.

Foto: Arquivo pessoalSilvia Bomfim Veloso
A aluna Silvia Bomfim Veloso e o professor Demóstenes Ribeiro

Músculos fortes estabilizam as articulações, evitando dores causadas pelo desgaste de cartilagens, meniscos e discos intervertebrais. Além disso, a musculação proporciona o melhor alongamento muscular que se pode realizar, aliviando dores nos músculos tensionados, com a vantagem de não sobrecarregar as articulações quando estas estiverem doloridas.

Desta forma, uma prática de musculação 3 vezes por semana, em dias alternados (preferencialmente), faz parte tanto da PREVENÇÃO de dores em idosos, como também do TRATAMENTO.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.