Fechar
GP1

Atividade física regular melhora a fibromialgia

Os efeitos terapêuticos da atividade física decorrem da liberação de substâncias do próprio organismo.

A prática regular de atividade física é uma das estratégias mais eficazes para controlar sintomas típicos da síndrome, como a dor que se espalha por diferentes partes do corpo, a fadiga e o sono ruim. Os efeitos terapêuticos da atividade física decorrem da liberação de substâncias do próprio organismo que atuam como analgésicos naturais, como as endorfinas. Isso colabora inclusive para melhorar as noites de sono. Entenda os benefícios da prática regular de atividade física moderada:

Foto: Arquivo pessoalCom o médico José Carlos Oliveira
Demóstenes Ribeiro com o médico José Carlos Oliveira

ALÍVIO DOS SINTOMAS: A prática regular de exercícios físicos leves a moderados (incluindo musculação) pode ajudar a reduzir a dor e a fadiga associadas à fibromialgia. Atividades como musculação, caminhada, natação e ioga podem melhorar a flexibilidade, reduzir o desconforto e aumentar a resistência.

MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA: O exercício pode contribuir para uma melhor qualidade de vida para quem enfrenta a fibromialgia. Ao fortalecer os músculos, melhorar o sono e promover o bem-estar emocional, a atividade física pode auxiliar na gestão dos sintomas e no enfrentamento da condição.

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR: É ideal a atuação de uma equipe multidisciplinar no tratamento da fibromialgia, e o exercício é uma peça fundamental nesse quebra-cabeça. Combinar atividades físicas com outras terapias, como aconselhamento psicológico e tratamentos médicos específicos, pode resultar em melhorias significativas na saúde geral e no manejo dos sintomas.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.