Fechar
GP1

Treino de força em crianças e adolescentes: entenda

O treinamento estimula a força muscular e o desempenho esportivo, além de prevenir e reabilitar lesões.

Fazer musculação nada mais é do que fazer força contra uma resistência. Por exemplo, uma criança que faz judô, está fazendo musculação utilizando o peso do seu oponente. Ou seja, fazer musculação não obrigatoriamente precisa ser em máquinas.

Sobre esse assunto, posicionamento do American Academy of Pediatrics esclarece que o treinamento consegue estimular eficientemente a força muscular e o desempenho esportivo, além de prevenir e reabilitar lesões. De maneira similar a outras formas de atividades físicas, a musculação tem demonstrado um efeito benéfico em vários marcadores de saúde, tais como a aptidão cardiovascular, a composição corporal, a densidade mineral óssea, o perfil dos lipídios sanguíneos e a saúde mental. Em crianças com sobrepeso, a musculação consegue aumentar a taxa metabólica sem alto impacto; favorecendo o emagrecimento. A musculação na adolescência também tem um efeito positivo na densidade óssea. Em crianças com paralisia cerebral, a musculação melhora a funcionalidade global, a força muscular e o bem-estar.

Foto: Demóstenes OliveiraAna Laura, 10 anos, faz musculação na Academia Demóstenes
Ana Laura, 10 anos, faz musculação na Academia Demóstenes

A musculação também é adequada para crianças e auxilia na aquisição de habilidades específicas para o esporte e para a melhora do controle postural.

Exercícios preventivos (pré-reabilitação) são os que fortalecem áreas geralmente vulneráveis a lesões por excesso de uso como os ombros e a coluna vertebral.

Ainda esclarecendo, a musculação pode não ser a mais indicada, mas também não é proibida.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.