Fim de ano chegando e muita gente se apressa para estar bem fisicamente para as festas de réveillon. O perigo que essas pessoas correm é muito grande, pois a fisiologia humana tem uma capacidade "X" de absorção de esforço que deve ser levado em consideração.

A situação de risco para a saúde é por que muita gente acha que quanto mais treino, melhor; como se estivessem correndo atrás do prejuízo.

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Entrar em forma rápido no fim de ano

Os apressadinhos, na maioria das vezes, por falta de informação ou orientação correta, podem ocasionar o conhecido overtraining ou Síndrome do Sobretreinamento.

O fenômeno do overtraining acontece quando há um desequilíbrio entre a demanda do exercício e o período de recuperação. Ou seja, a pessoa ultrapassa seu limite sem dar ao corpo o devido descanso.

Veja alguns sintomas de excesso de exercício físico:

- Tremores e movimentos involuntários nos músculos;

- Cansaço constante ou apatia;

- Perca de rendimento;

- Insônia;

- Perda de peso repentina;

- lesões frequentes;

- Cansaço extremo;

- Irritabilidade, dentre outros.

A população precisa entender que a prática de atividade física tem que hábito, tem que fazer parte do dia a dia.

Em situações como estas, em que as pessoas querem o máximo de resultados no mínimo espaço de tempo, é fundamental uma avaliação médica e a orientação de um Profissional de Educação Física; que vai quantificar o volume e intensidade do treinamento para o máximo de resultado com segurança.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1