Fechar
Blog Opinião
GP1
*Zózimo Tavares

O desastroso desempenho do Piauí no último resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ganhou uma abordagem político-partidária ontem na Assembléia Legislativa. Os deputados Assis Carvalho e João de Deus Sousa, ambos do PT, abriram a discussão, atacando o foco que o Diário deu à questão, ao divulgar, com base nos números do MEC, que o Piauí é o Estado com a pior nota nacional do ensino médio, 3.0.

Os dois parlamentares petistas sustentaram que a educação do Piauí melhorou durante os oito anos do governo do PT. João de Deus citou que o Estado já instalou 18 escolas de tempo integral e o ensino médio chegou a todos os municípios. Com muita luta, ele reconheceu que a educação está ruim, mas ponderou que ela já esteve pior, nos governos do DEM/PSDB.

Assis Carvalho disse que "o PSDB copia o modelo nacional que proibiu as escolas técnicas no país, o modelo privativista, que defende um estado mínimo". Já o deputado Marden Menezes (PSDB) disse que o Estado do Piauí não foi competente para atingir a meta do Ideb. "Nós parecemos caranguejo, caminhamos para trás. A educação do Piauí não evoluiu, teve um crescimento negativo. Os fatos, os números estão aí e não podem ser contestados. Os investimentos do governo em educação têm que avançar. Não é politizando a questão que vamos resolver o problema da educação", alertou.

Em suas avaliações, feitas a cada dois anos, o Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.É interessante que os parlamentares petistas não queiram levar isso em conta. Eles sabem, mas fazem de conta que não sabem, que os números divulgados não são fabricados, mas frutos de estudos do MEC.

E mais: já que a educação pública avança no Piauí a passos largos, segundo os depoimentos apaixonados dos governistas, por que eles não aceitam que seus filhos e parentes estudem na escola pública? Todos estão matriculados é nas melhores escolas da rede particular de ensino.

*Zózimo Tavares editor chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.