Fechar
Blog Opinião
GP1
Um ditado muito antigo diz que onde não tem onça veado pula e escamoteia. Outro mais antigo ainda diz que o sujo não pode falar do mal lavado. Fico imaginando o grau de criatividade dos tucanos pra jogar pedra ou aquilo que fede no ventilador, pensando que o povo é besta. Não quero aqui ser mal interpretado por meus dois ou quatro leitores, que me abordam na rua, mandam e-mails ou ligam sempre sugerindo imparcialidade. Digo isso para que nem de longe pensem que eu estou pendendo pra um lado, pois os gestores têm os secretários das pastas, os assessores, advogados e uma cambada de puxa- saco que disputam a tapa a luneta do ungido.

Não dá pra negar que o Estado passa por alguns vexames financeiros e esteja tentando se equilibrar para honrar compromissos com fornecedores e construtores e assim engrenar a todo vapor. Mas não podemos esquecer também que o governo passado, lá no início, patinou por dois anos, mas foi o que obteve a maior aprovação da historia política do Piauí. Agora é demais querer comparar uma gestão de três meses de governo com os mais de vinte anos da tucanatombe. Aliás, ao invés de tucano seria mais merecido serem chamados de aves de rapina, pois deixaram uma herança macabra para o coitado do Elmano. Espero que esse instrumento de lembrança, o tal promessômetro, permita também que o povo dê sua opinião, coisa que nunca aconteceu no governo do PSDB. Eu mesmo, na gestão de Sílvio Mendes, fui proibido de entrar no prédio da Prefeitura por várias vezes. Não conseguia entrar nem sozinho nem acompanhado simplesmente porque ousei desafiá-lo na questão dos camelôs excluídos do Shopping da Cidade porque o sindicato, que vive com rabo entre as pernas, não podia fazer.Vendo aquela verdadeira multidão de pais e mães de famílias desempregados, entrei na briga juntamente com outros companheiros e companheiras. Fizemos com que ele acabasse sendo obrigado construir o Calçadão Popular de Teresina. Só agora na gestão do PTB voltei a entrar na Prefeitura.

Se querem falar em promessas não cumpridas então vamos lá: em mais de vinte anos da verdadeira monarquia tucana em Teresina, sempre prometeram em período de campanha, mas nunca fizeram licitação para o transporte coletivo mesmo com a PMT , a maioria dos vereadores e a presidência da Câmara(talvez tenha sido por isso mesmo). Nunca fizeram o planejamento para o tráfego de veículos em Teresina pra tornar o trânsito mais responsável. Passaram o tempo todo foi empurrando o problema com a barriga e hoje vivemos um verdadeiro caos. No horário de pico você leva quase duas horas de relógio no trecho entre a Igreja são Benedito até o cruzamento da Frei Serafim com a Miguel Rosa, chegando ao cumulo de ter engarrafamento de moto e bicicleta. Em vinte anos, uma cidade com uma população que beira a um milhão de habitantes ainda não possui um sistema de integração de ônibus justamente por falta do tão e sempre prometido planejamento e por incapacidade técnica em administrar. Não vou nem falar em paradas de ônibus, corredor exclusivo (pelo menos nas vias próximas ao centro) ônibus mais confortáveis com ar condicionado para substituir os “calhaus, e melhorar a condição de trabalho para os cobradores e motoristas ops... Eu disse que não ia falar.

Em vinte anos cresceu assustadoramente a quantidade de loteamentos irregulares, ocupações de áreas por falta de uma política de moradia séria substituída pela prática eleitoreira de privilegiar algumas famílias e excluir a maioria. Uma gestão longa e irresponsável que agora faz com que famílias estejam na eminência de perderem suas casas, principalmente as que moram nos arredores do aeroporto e das lagoas do norte. E outras que mesmo beneficiadas no programa Semeando Moradia com projetos habitacionais financiados pela caixa,correm o risco de perder por não ter um pedaço de papel comprovando a titularidade do imóvel .

Agora vamos pra periferia onde uma quantidade de vilas e favelas que não tem lideranças comunitárias pagas pelo tucanato, em vinte anos nunca receberam um pedaço de calçamento, não tem saneamento básico nem medico da família. Os postos de saúde vivem na eminência de fechar por falta de médicos e medicamentos, onde só distribui preservativo e anticoncepcional. Onde o cidadão pode morrer à míngua se precisar de uma simples sutura. O HUT, que eu chamei de Hospital de Urgência Terminal num outro artigo, demorou mais de duas décadas pra ficar pronto e isso só aconteceu porque o governo federal mandou os recursos e o estado bancou o pessoal. Depois de pronto a gestão tucana foi incapaz de gerenciá-lo com competência tornando aquele hospital, que deveria virar uma referência em saúde, um verdadeiro matadouro. Por isso nem “fobam”, porque deixaram ali um campo minado.

Ah sim, outra coisa é o Shopping da Cidade, carinhosamente chamado de Shopping dos Camelôs pelos feirantes impedidos de colocar o nome naquele espaço, que segundo o prefeito foi construído pra eles. Esse sim melhorou a vida de algumas pessoas, mas porque nós “inflamamos” pra acabar com as taxas exorbitantes que deixavam o povo lá na base do se vira. Acho que pensavam bem que eles teriam a mesma condição de pagar as taxas como aquele hiper mercado agraciado com um andar quase inteiro, que de camelô não tem nada.

Já financiador...,

Os tucaleones podem até não ter arrumado a cidade, mas quanto a eles e suas empresas vão muito bem obrigado. Pois bem, essa é minha opinião a respeito desse ridículo, besta e sem rumo promessômetro. Aliás, desafio seus criadores a falarem de suas próprias promessas ou seriam mentiras? Eu já falei de algumas, mas tem muito mais. Por isso inventem outra, porque essa o povo não engole nem com água benta da Santa Cruz dos Milagres.

*Zé da Cruz é poeta e Liderança Comunitária
[email protected]

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.