A Embaixada de Israel publicou uma nota de repúdio pela resolução do Partido dos Trabalhadores (PT), em que a legenda equipara Hamas a Israel. O repúdio foi publicado nesta terça-feira (17), na qual se mostraram indignados com o posicionamento do partido do presidente Lula (PT). Nesse sentido, a embaixada destacou que a legenda se recusou a chamar o Hamas de grupo terrorista, e acusou de Israel de praticar um genocídio na Palestina, em uma comparação com o Hamas.

“Qualquer pessoa que pense que o assassinato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas é uma posição política, ou que se trata apenas de uma luta política legítima, possui uma extrema falta de compreensão da atual situação”, publicou a embaixada israelense.

Outra palavra usada para descrever o posicionamento do PT foi “lamentável”, no contexto em que o partido apontou defender os direitos humanos e repudiar a violência, mas acredita que os ataques brutais do Hamas podem ser comparados às ações de Israel em defender seus cidadãos.

“Obviamente não concordamos com a nota do PT e nos preocupa sobremaneira a forma como chamaram o Estado de Israel de genocida e tentam importar o conflito para cá, chamando as pessoas a se manifestarem em prol da causa Palestina. Nosso trabalho segue em mostrar à sociedade brasileira a realidade do Oriente Médio”, continuou a representação do Estado de Israel no Brasil.