O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito contra o diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Souza Oliveira. O motivo seria o uso do cargo para “promover a imagem pessoal e enaltecer os atos” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A abertura do inquérito foi assinada pelo procurador Paulo José Rocha Júnior e publicada no Diário do MPF nessa sexta-feira (10). Ele foi instaurado após o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) enviar uma representação ao MPF.

Ramagem comandava a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O inquérito aberto ainda está em fase preliminar e não traz detalhes sobre as acusações a Oliveira.

Caso avancem as investigações, o diretor da PRF pode responder por improbidade administrativa. Antônio Fernando Souza Oliveira é policial rodoviário desde 1994 e também já atuou na assessoria de Flávio Dino durante seu mandato como deputado federal no Maranhão.