Golpistas têm utilizado o nome da Advocacia-Geral da União (AGU) e do advogado-geral da União, Jorge Messias, para aplicar golpes em membros e servidores da instituição, especialmente os aposentados. Nas últimas semanas, os criminosos prometem a liberação de valores de gratificações para as vítimas.

Após anunciar as vantagens, os golpistas enviam mensagens com tom de urgência, para que os alvos do golpe confirmem os dados pessoais, e convencem as vítimas a preencherem formulários. Não obstante, os criminosos ainda solicitam o pagamento de quantias para quitação de despesas do valor prometido.

Em um dos golpes, foi percebido que os criminosos enviaram um boleto fraudulento para cobrança, em nome da Procuradoria-Geral Federal, decorrente de problema de segurança ocasionada por um malware ou vírus.

Diante desse cenário, a AGU alerta que em nenhuma ocasião procura o cidadão prometendo gratificações ou solicita o pagamento de qualquer quantia, e por isso, ressalta que as vítimas devem desconfiar ao receber qualquer tipo de mensagem em nome do órgão.