Em discurso durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “se tem uma profissão honesta, é a do político”. A afirmação foi feita na cerimônia em que Lula sancionou o reajuste de 9% aos servidores públicos federais.

Ao defender a classe política, o presidente afirmou que é a única carreira pública em que o “concurso” é feito de quatro em quatro anos. Ele afirmou que seu discurso tem o objetivo de ensinar a população a separar o joio do trigo dentro da classe política.

“O político vai pra rua, a mãe dele é xingada, ele é xingado. Muitas vezes o político merece ser xingado e todo mundo sabe disso. Mas quando você coloca todo mundo em um balaio e não consegue fazer a diferenciação de quem é quem, acontece sempre uma coisa pior”, continuou o chefe do Executivo.

Não obstante, Lula também lembrou do conhecido “Varre varre vassourinha”, slogan do ex-presidente Jânio Quadros. “A mania que a sociedade brasileira tem de ser convencida a não gostar de política, a não acreditar em política, achar que todo político é corrupto e todo mundo que não é político é honesto, é o que leva esse país a ter eleito um Jânio Quadros com a vassourinha”, pronunciou o presidente.