Os dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo sistema do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que os quatro primeiros meses de 2023 apresentaram um recorde de alertas de desmatamento em áreas do Cerrado, totalizando 2.133 km², o maior valor registrado desde o início da série histórica, em 2019.

Os estados da Bahia, Piauí, Tocantins e Maranhão lideram os índices de desmatamento no bioma, enquanto 2021 foi o ano com menos áreas de alertas, totalizando 1.136 km².

Conforme destacado pelo Inpe, os alertas são registrados pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo (DETER), que utiliza imagens de satélites para orientar a fiscalização em campo pelos órgãos competentes.

O Cerrado é um dos cinco grandes biomas brasileiros, abrangendo cerca de 25% do território nacional, com presença em diversos estados do país, incluindo Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sul do Mato Grosso, Oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, Oeste da Bahia, Sul do Maranhão, Oeste do Piauí e porções do Estado de São Paulo, de acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).