O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que o apagão nacional ocorrido no dia 15 de agosto foi provocado por uma falha em um equipamento de uma usina de energia. A declaração foi feita nesta terça-feira (29), durante uma audiência na Câmara dos Deputados.

Segundo Luiz Ciocchi, o equipamento em questão é um regulador de tensão, responsável por manter a frequência do fornecimento de energia. No entanto, o atraso na resposta do aparelho acabou resultando na falta de energia em quase todo o país.

A avaliação feita pelos agentes da ONS indicou que o tempo de resposta padrão desse regulador é de 15 milissegundos, porém, no fatídico dia do apagão, a reação levou cerca de 80 a 100 milissegundos. "Essa avaliação só foi possível graças às informações fornecidas pelos agentes, que indicaram o tempo que o dispositivo de uma usina levou para entrar em operação", afirmou o diretor-geral.

Essa demora inesperada deixou mais de 29 milhões de brasileiros sem energia. Ainda segundo Ciocchi, o Estado de Roraima não foi afetado, pois não estava conectado ao sistema elétrico nacional. Os detalhes sobre o ocorrido devem ser esclarecidos em um relatório consolidado, que será apresentado nas próximas semanas.