Um vídeo do ministro Alexandre de Moraes cortando pés de maconha viralizou nas redes sociais após o juiz votar a favor da descriminalização da maconha, nessa quarta-feira (02). As imagens são de 2016, quando ele era ministro da Justiça do Governo Michel Temer e visitou o Paraguai.

Nas imagens, Alexandre de Moraes aparece cortando pés de maconha e afirmando que uma das prioridades da parceria entre o Paraguai e o Brasil na época era erradicar a maconha na América do Sul. Após cinco anos do vídeo, o agora ministro do STF votou a favor da descriminalização da maconha.

Segundo Moraes, a aplicação da lei de drogas gerou efeito reverso, aumentando o poder das facções criminosas no Brasil.

“Aquele que antes era tipificado como usuário, quando despenalizou, o sistema de persecução penal não concordou com a lei e acabou transformando os usuários em pequenos traficantes. O pequeno traficante, com a nova lei, tinha uma pena alta e foi para o sistema penitenciário. Jovem, primário, sem oferecer periculosidade à sociedade, foi capturado pelas organizações criminosas”, declarou o ministro do STF.

Até o momento, a ação que visa descriminalizar a droga conta com quatro votos favoráveis, dos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Ainda não votaram: André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux, Dias Toffoli, Carmén Lúcia, Rosa Weber e Cristiano Zanin.