O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (04), um decreto que autoriza o Brasil a voltar a importar energia elétrica da Venezuela. A assinatura ocorreu durante cerimônia na cidade de Parintins (AM), onde o mandatário também participou do relançamento do programa Luz para Todos.

O decreto também foi assinado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e permite que o país importe energia limpa e renovável da usina de Guri para Roraima, único estado brasileiro que ainda não conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com o decreto, fica prevista a possibilidade de importação de energia para atendimento aos sistemas isolados, visando a redução nos gastos da Conta de Consumo de Combustível (CCC).

A retomada da importação de energia da Venezuela é o cumprimento da promessa de Lula, feita durante a visita de Nicolás Maduro ao Brasil, em junho deste ano. Na ocasião, o presidente da República garantiu ao ditador venezuelano que iria retomar a relação comercial com o país.