O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta sexta-feira (22), com o secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China (PCC), Li Xi. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, dois dias depois do PT assinar “acordo de cooperação e intercâmbio” com o Partido Comunista.

Na ocasião, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, recebeu a comitiva de Li Xi na sede do partido, oportunidade em que realizou negociações classificadas por ela como “muito importantes para o mundo que desejamos cada vez mais multipolar”.

A imprensa só pôde acompanhar o início do encontro, pois no dia a segurança da sede da legenda estava reforçada, e chegaram inclusive a fechar a rua do prédio onde fica localizada.

Aproximação com ditaduras de esquerda

Foto: Reprodução/Twitter
Lula e o ditador da Venezuela Nicolás Maduro

Em maio deste ano, Lula se reuniu no Palácio do Planalto com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em um gesto de reaproximação do governo federal com as ditaduras de esquerda. Em outra ocasião, o chanceler informar do governo, Celso Amorim, se encontrou com o ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para discutir acordos bilaterais e o retorno do Programa Mais Médicos.