O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB-SP), convocou na manhã desta sexta-feira (08) uma reunião em Brasília com ministros para discutir a situação no Rio Grande do Sul. O estado está sofrendo os efeitos da passagem de um ciclone extratropical, que já deixou 42 mortos nos últimos dias.

Alckmin é o presidente em exercício por conta da viagem de Lula à Índia para a cúpula do G20. Dentre os políticos presentes no encontro estarão o ministro da Defesa, José Múcio e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.

Além disso, Alckmin planeja ir pessoalmente ao Rio Grande do Sul nos próximos dias, mas ainda não decidiu uma data. A viagem será uma resposta às críticas que Lula recebeu por não visitar o estado, que passa por seu maior desastre natural das últimas décadas.

Nessa quinta-feira (07), o Governo Federal reconheceu estado de calamidade pública em 39 cidades do Rio Grande do Sul. Além dos 42 mortos, a passagem do ciclone já deixou mais de 6000 pessoas desabrigadas.