O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que colocará seu nome na carne produzida pela fábrica da JBS, no Mato Grosso do Sul, e que será exportada para a China, nesta sexta-feira (12). A declaração do chefe do Executivo é desta quarta-feira (10), durante evento do Minha Casa Minha Vida, no Palácio do Planalto.

“A primeira carne que o chinês vai receber desse frigorífico vai ser eu que vou embrulhar e vou aproveitar e vou colocar meu nome na picanha, para que ele saiba que eu estou exportando picanha”, afirmou o presidente da República.

Durante o período de propaganda eleitoral, em 27 de outubro de 2022, Lula divulgou um vídeo em que denunciava a alta do preço dos alimentos durante o governo Jair Bolsonaro. Na ocasião, ele ironizou a situação, e criou um trocadilho chamado “Mercado Bolsocaro”.

No vídeo era mostrado diversos produtos de supermercado e a redução do poder de compra dos brasileiros. Entretanto, um ano e três meses depois, já sob a gestão do petista, os brasileiros enfrentam uma inflação dos alimentos que ultrapassa o dobro da inflação oficial.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também aumentou, e subiu quase 3% nos meses de janeiro e fevereiro. No primeiro ano de governo, o arroz ficou 30% mais caro, e o preço do azeite de oliva subiu 37%. O valor da abobrinha também aumentou quase 45% e os morangos 75%.