Na maior licitação da história da Esplanada dos Ministérios para o setor de comunicação, o Governo Lula vai gastar R$ 197,7 milhões em um contrato com quatro empresas para usar inteligência artificial no monitoramento de sua popularidade nas redes sociais. As informações são do O Globo.

As empresas serão contratadas por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e serão escolhidas em uma lista de 24 licitantes. As propostas escolhidas não serão as mais baratas, mas as que tiverem as melhores técnicas.

A licitação vai incluir 14 serviços divididos em 77 produtos, sendo que cada empresa deve propor uma campanha de combate à desinformação a às fake news nas redes sociais. Consta ainda no edital da licitação que as empresas deverão usar a inteligência artificial para análise das “emoções” e dos “sentimentos” dos brasileiros sobre o Governo Lula nas redes sociais.

Com valor de R$ 71,5 milhões, o uso de inteligência artificial é o mais caro de todo o contrato de comunicação a ser firmado com o Governo Federal.

O monitoramento por inteligência artificial prevê a análise de comentários em idiomas diferentes (português, espanhol, inglês, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim) nas redes sociais.