O presidente Lula (PT) pediu votos explicitamente para Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato a prefeito de São Paulo, nesta quarta-feira, 1º de maio, durante evento na Neoquímica Arena. A prática pode ser considerada propaganda eleitoral, que somente é permitida a partir de agosto.

“Esse, esse rapaz, esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual e ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários e por isso eu quero dizer para vocês, ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições. E eu vou fazer um apelo, cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2018, em 2022, dizem votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, disse o presidente.

Assista ao vídeo:

Com isso, a equipe do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição, informou que acionará a Justiça Eleitoral. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), outro concorrente à prefeitura da capital paulistana, disse que entrará com ação na Justiça por campanha antecipada.

Redes sociais

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Lula e Guilherme Boulos durante ato em São Paulo

A tag “Crime Eleitoral” está em primeiro lugar nos assuntos mais comentados do X, na tarde desta quarta-feira, com diversos usuários publicando o vídeo do momento em que Lula pede o voto para Boulos.