O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) afirmou, nesta quarta-feira (08), que durante conversa com o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, o diplomata confirmou que o Governo Lula rejeitou a ajuda que o país vizinho ofereceu ao Rio Grande do Sul, que enfrenta uma tragédia causada pelas enchentes na região.

Para contextualizar, o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, ofereceu duas lanchas, sistemas de drones, aviões e analistas. Todas essas ferramentas seriam utilizadas nas áreas afetadas e também serviriam para o transporte de doações humanitárias arrecadadas no país vizinho.

“Felizmente, quando pedimos se era possível uma reconsideração, o embaixador nos informou que a oferta continua de pé. Assim, já solicitamos ao Governo Federal que reconsidere a negativa e, agora, aceite a oferta humanitária dos nossos vizinhos”, escreveu o deputado nas redes sociais.

Oferta de ajuda foi mantida

Desde o início da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, Valles afirmou que o povo uruguaio se mobilizou. A declaração foi feita durante sessão na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Na ocasião, ele reiterou que a oferta de material para ajudar os gaúchos “estão prontos e serão enviados caso o governo brasileiro assim o deseje”.