O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao atual Congresso Nacional, afirmando que o Legislativo brasileiro “nunca teve uma qualidade tão baixa” quanto a da legislatura atual. A declaração foi feita durante um evento do governo no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), citado nominalmente pelo petista.

A fala de Lula ocorre em meio a um período de tensão entre o Executivo e o Congresso, agravado pela derrota do governo na votação da “MP da Taxação”, proposta que buscava elevar tributos para reforçar a arrecadação federal. A rejeição da medida levou a equipe econômica a cogitar cortes de cerca de R$ 7 bilhões em emendas parlamentares e a iniciar uma reformulação em cargos ocupados por aliados que votaram contra o texto.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula

“É preciso analisar o compromisso de cada um. O Hugo é presidente desse Congresso, ele sabe que este é o Congresso de mais baixo nível que já tivemos”, afirmou o presidente. Lula, no entanto, cometeu um equívoco ao se referir a Motta como chefe do Congresso — o deputado comanda apenas a Câmara, enquanto o Senado e o Congresso são presididos por Davi Alcolumbre (União-AP).

Durante o mesmo discurso, o petista também voltou a atacar a direita e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Essa extrema direita eleita na última eleição representa o que há de pior. Não podemos ter um presidente que negue a Covid, a vacina e ainda incentive o uso de remédios ineficazes”, afirmou Lula, em tom de crítica.