O papa Leão XIV celebrou, no fim da tarde desta quarta-feira (31), horário de Roma , as Primeiras Vésperas da solenidade de Maria e o Te Deum, oração tradicionalmente rezada ao fim de cada ano, em agradecimento pelo ciclo que se encerra. Esta é a primeira celebração de fim de ano presidida por Leão XIV.

Em um momento de reflexão com leituras bíblicas feitas durante a oração das Vésperas, Leão XIV fez um contraste entre os planos de Deus e os planos do mundo. O papa disse que há “um grande plano na história humana. Um plano misterioso, mas com um centro claro, como uma alta montanha iluminada pelo sol em meio a uma floresta densa”.

Foto: Reprodução/Instagram
Papa Leão XIV

Leão XIV acrescentou que sente a necessidade de um plano sábio, bondoso e misericordioso, um plano livre e libertador, pacífico, fiel, “como aquele que a Virgem Maria proclamou em seu cântico de louvor: ‘A sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre aqueles que o temem’ (Lc 1,50)”.

O papa afirmou que há outros planos que envolvem o mundo, mas que não passam de “estratégias que buscam conquistar mercados, territórios e esferas de influência. Estratégias armadas, disfarçadas de discursos hipócritas, proclamações ideológicas e falsos motivos religiosos”.