Mais de 46 mil detentos deixaram o sistema prisional no Brasil para as festas de fim de ano. O benefício da saída temporária por sete dias foi concedido a 6,5% da população carcerária em regime fechado.

O número de saídas temporárias salta para 937 mil quando são considerados também os presos em regime domiciliar, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública . São Paulo lidera o ranking, com 31,8 mil detentos liberados na saída temporária, o equivalente a 15% da população carcerária total do estado.

Foto: Alef Leão/GP1
Cela da Cadeia Pública de Altos

No Piauí, dos 7.777 presos em unidades prisionais, 510 conseguiram liberação neste fim de ano.

Mudanças na lei

Em maio de 2024, o Congresso Nacional aprovou uma nova legislação que restringe o benefício da saída temporária, contemplando agora apenas os detentos que frequentam cursos regulares, seja no ensino formal ou na formação profissional.