A pesquisa da Datafolha divulgada nesta segunda-feira (08) apresenta um recorte em que três em cada dez eleitores consideram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como o maior líder da direita. Ele aparece em primeiro lugar, em um ranking formado também pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

O levantamento foi concluído um dia antes do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se lançar, a pedido do pai, como candidato à Presidência da República para o pleito de 2026. Por conta disso, a pesquisa não apresenta alguma mudança de popularidade após o anúncio. Anterior a ele, o parlamentar aparece com 1% da preferência dos eleitores.

Foto: Isac Nóbrega/PR
Jair Bolsonaro

Chama atenção que, entre os entrevistados pelo Datafolha, 9% consideram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder da direita, mesmo ele sendo de esquerda. O petista aparece à frente de Tarcísio, um dos nomes cogitados pela oposição para disputar a Presidência contra Lula em 2026.

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR), e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG) não pontuaram na pesquisa.

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.002 pessoas entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 13 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira o resultado da pesquisa

- Jair Bolsonaro (PL): 35%

Sem anúncio no momento

- Lula (PT): 9%

- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 5%

- Michelle Bolsonaro (PL): 2%

- Nikolas Ferreira (PL): 2%

- Eduardo Bolsonaro (PL): 2%

- Flávio Bolsonaro (PL): 1%

- Ronaldo Caiado (União): 1%

- Outros nomes: 3%

- Nenhum: 3%

- Não sae: 36%