A Globo confirmou a saída de William Bonner da bancada do Jornal Nacional nesta segunda-feira (01), data em que o telejornal completa 56 anos no ar. O âncora permanecerá no comando até 3 de novembro, quando será substituído por Cesár Tralli, que passará a dividir a apresentação com Renata Vasconcellos.
Bonner acumula 29 anos como apresentador e 26 anos como editor-chefe do Jornal Nacional. Segundo a emissora, a mudança faz parte de um processo de transição planejado há cerca de cinco anos. O jornalista já havia manifestado o desejo de deixar as funções executivas e a rotina diária para se dedicar mais à família e a projetos pessoais.
Com a saída de Bonner, a atual editora-chefe adjunta, Cristiana Sousa Cruz, que trabalha ao lado dele há seis anos, assumirá a editoria do telejornal.
A Globo também anunciou outras mudanças na grade jornalística: Bonner se juntará a Sandra Annenberg na apresentação do Globo Repórter a partir de 2026, Roberto Kovalick assumirá o Jornal Hoje e Tiago Scheuer será o novo apresentador do Hora Um.
Mudança de ares
“Não estou pronto para me aposentar, só estava precisando mudar de ares e ter uma rotina nova”, disse o jornalista durante um almoço com a imprensa na sede da emissora, no Rio, ao lado de Tralli, do diretor de jornalismo da TV Globo, Ricardo Villela, do diretor-executivo de jornalismo, Miguel Athayde, de Renata Vasconcellos, Sandra Annenberg e Cristiana Souza Cruz.
“William nos procurou há cinco anos, manifestando o desejo de encontrar outro caminho que lhe desse mais tempo para a vida pessoal”, afirmou Ricardo Villela. “Entendemos que era um movimento que exigia tempo para preparar um sucessor e definir o melhor lugar no jornalismo da Globo para o William”, completou.