A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou, nesta quarta-feira (21), considerar positiva a possibilidade de que a rede social X volte a ser censurada no Brasil. A parlamentar mira a funcionalidade da ferramenta de inteligência artificial Grok, ligada a casos de modificação de imagens para fins de pornografia.
“Sim, o X poderá ser bloqueado no Brasil de novo após uma denúncia feita por mim. E isso é ótimo”, escreveu Erika em sua conta na própria plataforma que pode ser alvo de restrições. Segundo a deputada, a denúncia foi motivada por controvérsias envolvendo a geração de conteúdos pornográficos com imagens de mulheres, adolescentes e crianças.
Após o episódio, Erika Hilton acionou o Ministério Público Federal (MPF) e outros órgãos da União, pedindo providências contra o uso da ferramenta para a prática de crimes.
Na terça-feira (20), o Governo Federal emitiu uma recomendação para que o X remova contas que utilizaram a funcionalidade do Grok para fins ilícitos. A própria ferramenta de IA reconheceu que foi usada de forma criminosa e lamentou a falha.
Relembre a censura ao X
A rede social X foi censurada em todo o Brasil em agosto de 2024, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, poucos meses antes das eleições municipais daquele ano.
Na ocasião, Moraes afirmou que a plataforma havia sido instrumentalizada por grupos extremistas e milícias digitais, com a disseminação em massa de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio e antidemocráticos.
O X voltou a operar normalmente no país em outubro de 2024, após cumprir determinações judiciais.