A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira, dia 6, um laudo médico no qual relata ter detectado alterações neurológicas nos exames do ex-presidente Jair Bolsonaro , que está detido no Complexo da Papuda, em Brasília.

Segundo a PF, episódios recentes de queda e dificuldade de equilíbrio ao caminhar motivaram a realização de uma avaliação neurológica mais aprofundada. No exame físico, os peritos identificaram alterações e levantaram diferentes hipóteses clínicas a partir das informações reunidas durante a perícia.

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Jair Bolsonaro

O documento aponta, entre as possibilidades, um quadro de deficiência de micronutrientes, com destaque para a falta de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12 e o ácido fólico. Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano no começo do ano, após cair durante a madrugada e bater a cabeça em um móvel da cela, quando ainda estava sob custódia na Superintendência da PF, também em Brasília.

A perícia considera como fatores de risco a idade do ex-presidente, o diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico — tratado com uso prolongado de inibidores da bomba de prótons — e uma alimentação descrita como pouco diversificada, com baixo consumo de frutas, verduras, legumes, laticínios, ovos e outras fontes de proteína.

Outra possibilidade levantada no laudo envolve interações entre medicamentos. A PF ressaltou que Bolsonaro faz uso de vários fármacos simultaneamente, situação conhecida como polifarmácia, que aumenta o risco de efeitos adversos. De acordo com o relatório, a combinação de remédios que atuam no sistema nervoso central e no sistema cardiovascular pode provocar sintomas como sedação, cansaço excessivo, tontura, lentidão motora e queda da pressão ao se levantar, fatores que elevam a chance de novas quedas.

Ainda conforme a Polícia Federal, o ex-presidente está recebendo acompanhamento e tratamento médico considerados adequados no presídio da Papuda, onde cumpre pena desde 15 de janeiro.

Sem anúncio no momento