Parlamentares da oposição anunciaram, nessa segunda-feira (20), que irão protocolar um pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ). A medida foi articulada após o magistrado solicitar a investigação do ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

O pedido de apuração foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes , depois que Zema publicou um vídeo nas redes sociais com críticas a integrantes da Corte. O conteúdo utiliza sátira para abordar decisões judiciais envolvendo ministros do STF.

Foto: Victor Piemonte/STF
Ministro Gilmar Mendes

Na solicitação, Gilmar Mendes argumentou que a publicação atinge a honra da instituição e sua imagem pessoal. A partir disso, Moraes pediu que a Procuradoria-Geral da República ( PGR ) se manifeste sobre o caso.

A reação da oposição veio em seguida. O líder do grupo na Câmara, deputado Gilberto Silva (PL-PA), afirmou que a medida representa uma tentativa de criminalizar manifestações políticas. Para ele, a abertura de investigação nesse contexto levanta questionamentos sobre os limites do inquérito das fake news.