A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja , já acumula 170 dias fora do Brasil desde 2023, quando passou a ocupar o posto. Em 2026, o principal compromisso internacional até agora aconteceu em Nova York, entre os dias 8 e 13 de março, durante agenda ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a aproximação das eleições de 2026, pautas relacionadas às mulheres passaram a ganhar mais destaque na rotina da primeira-dama. No período entre 4 de outubro de 2025 e 4 de abril de 2026, ela esteve presente em 31 compromissos voltados ao tema.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Janja Lula da Silva e Luiz Inácio Lula da Silva

Janja também é apontada como uma das articuladoras de iniciativas como o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, considerado prioritário pelo governo federal. Dados do Tribunal Superior Eleitoral indicam que as mulheres correspondem a 53% do eleitorado brasileiro.

Antes da viagem aos Estados Unidos , a primeira-dama cumpriu agenda na Ásia durante oito dias, entre 17 e 25 de fevereiro. No período, participou do Fórum Empresarial Brasil-Coreia e também teve compromissos em Abu Dhabi.

Na Coreia do Sul, ela manteve uma agenda paralela à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Janja chegou ao país três dias antes e participou de encontros com influenciadores brasileiros que vivem na região, além de se reunir com a primeira-dama sul-coreana, Kim Hea-Kyung.

De acordo com o critério utilizado no levantamento, é contabilizado como dia de viagem quando a primeira-dama permanece por mais de 12 horas fora do Brasil, seja no embarque ou no retorno.

Sem anúncio no momento

Mesmo sem exercer um cargo oficial, Janja segue atuando em compromissos internacionais com foco representativo, social e diplomático.