A Lojas Americanas informou nesta quinta-feira (25) que não é alvo da segunda fase da Operação Disclosure, deflagrada pela Polícia Federal ( PF ) e pelo Ministério Público Federal ( MPF ) para aprofundar as investigações sobre a fraude contábil que levou à revelação de um rombo bilionário nas contas da companhia em 2023.
A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. As medidas têm como foco ex-diretores e outros investigados suspeitos de participação no esquema que teria manipulado demonstrações financeiras da empresa.
Em comunicado, a Americanas afirmou que não foi alvo de buscas e destacou que continuará colaborando com as investigações.
"A Americanas informa que não foi alvo de mandados de busca nesta manhã e que a Operação Disclosure realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal se refere à fraude revelada em 2023. A Companhia seguirá colaborando com as investigações e é a maior interessada no esclarecimento dos fatos", declarou a empresa.
Entenda a operação
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, nesta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Disclosure, que investiga fraudes contábeis bilionárias relacionadas às Lojas Americanas.
A nova etapa busca aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades envolvendo operações de risco sacado e contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), mecanismos que teriam sido usados para distorcer os resultados financeiros da companhia.
A Justiça autorizou o sequestro de bens e valores dos investigados, com medidas patrimoniais que podem alcançar até R$ 54 bilhões. A ação tem como alvo ex-executivos suspeitos de participação no esquema revelado em 2023.
Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo a PF, os investigados poderão responder por crimes como manipulação de mercado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.