Fechar
GP1

Brasil

MP diz que denúncia contra Lula sobre triplex é crime estadual

Os promotores afirmam que o tríplex era para o ex-presidente, mas a defesa de Lula nega.

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (10), o Ministério Público de São Paulo explicou os motivos que levaram o órgão a formalizar à Justiça a denúncia feita ao ex-presidente Lula pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica pela compra de um apartamento triplex no Guarujá (SP). O MP diz que os documentos levam à conclusão de que o imóvel era destinado a Lula, mas a defesa do petista nega.
Imagem: Ricardo Moraes/Reuters Os promotores afirmam que o tríplex era para o ex-presidente Lula, mas a defesa de Lula nega. (Imagem:Ricardo Moraes/Reuters) Os promotores afirmam que o tríplex era para o ex-presidente Lula, mas a defesa de Lula nega.

“É uma soma de testemunhos e documentos. Só não houve a terceira etapa da integralização porque um órgão de imprensa noticiou essa situação e eles resolveram por bem largar aquele imóvel às pressas. Por essa razão a lavagem de dinheiro não se perpetuou. Desde sempre aquele imóvel esteve reservado para o ex-presidente. A OAS nunca comercializou aquele imóvel. A ordem era essa, segundo depoimento dos corretores”, disse o promotor Cássio Conserino.

"Nada na investigação é fruto de invencionice ou especulação. É tudo testemunha e documento", ressaltou o promotor.

Conserino negou haver invasão de atribuição ou competência, e afirmou que a leitura de uma investigação feita há seis anos culminou em uma denúncia por crimes de estelionato.

"Essa investigação é desdobramento de uma investigação feita há seis anos. São crimes estaduais de estelionato, falsidade ideológica que estão em contexto de crimes estaduais", disse Conserino.

"Esses fatos que hoje viraram denúncia já ocorriam. A questão envolvendo o triplex é dividida. Enquanto o apartamento diz respeito a essa questão, o que tem dentro, reforma integral, a mobília da cozinha, os demais ambientes, e o sítio em Atibaia pertencem ao Ministério Público Federal e à Lava Jato."

Os promotores vão pedir o compartilhamento de algumas provas conseguidas na Operação Lava Jato e virse-versa. "As investigações se complementam, cada uma em sua esfera de investigação", afirmou Conserino.

Enquanto milhares de famílias ficaram sem seus apartamentos e se viram despojadas do sonho da casa própria, um dos investigados foi contemplado por um triplex. Esse é o mote da denúncia", afirmou.

"A investigação se consubstanciou em provas processuais e documentais. Duas dezenas de pessoas nos relataram que o tríplex do Guarujá era destinado ao ex-presidente Lula e sua família. Entre elas funcionários do prédio, moradores, a porteira, o zelador, funcionários da OAS, ex-funcionários”, disse o promotor sobre provas contra Lula.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.